Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40681
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_AnneliseSchulzDosSantos_tcc.pdf346,1 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFernandes, Jorge Henrique Cabral-
dc.contributor.authorSantos, Annelise Schulz dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Annelise Schulz dos. Educação para a Cidadania e Segurança Digital no Ensino Fundamental: letramento e proposta de práticas pedagógicas alinhados à BNCC de Computação. 2024. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo desenvolver uma proposta pedagógica voltada para o ensino de segurança digital nos anos iniciais do ensino fundamental, de acordo com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O eixo de Cultura Digital, com foco na segurança e responsabilidade no uso de tecnologias computacionais, é explorado por meio de atividades didáticas que capacitam professores a ensinarem conceitos como privacidade digital, proteção de dados, direitos autorais e ética digital. A partir de uma abordagem teórica fundamentada na aprendizagem significativa, o trabalho busca empoderar os educadores com o letramento digital necessário para que possam atuar de maneira crítica e reflexiva no desenvolvimento da cidadania digital de seus alunos. A metodologia proposta envolve a criação de materiais que facilitam o ensino e promovem uma interação prática entre os alunos e os conteúdos abordados, promovendo uma educação voltada para os desafios do mundo digital. Com isso, pretende-se contribuir para a formação de uma geração mais consciente e responsável em relação ao uso da tecnologia.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLetramento digitalpt_BR
dc.subject.keywordEducadorespt_BR
dc.subject.keywordTecnologias educacionaispt_BR
dc.titleEducação para a Cidadania e Segurança Digital no Ensino Fundamental : letramento e proposta de práticas pedagógicas alinhados à BNCC de Computaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-26T19:54:46Z-
dc.date.available2024-11-26T19:54:46Z-
dc.date.submitted2024-10-14-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40681-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study aims to develop a pedagogical proposal focused on teaching digital security in elementary school, in accordance with the guidelines of the National Common Curricular Base (BNCC). The Digital Culture axis, emphasizing security and responsibility in the use of computational technologies, is explored through didactic activities that equip teachers to teach concepts such as privacy, data protection, copyright, and digital ethics. Based on a theoretical approach grounded in meaningful learning, the work seeks to empower educators with the necessary digital literacy so that they can act critically and reflectively in fostering their students’ digital citizenship. The proposed methodology involves creating materials that facilitate teaching and promote practical interaction between students and the addressed content, aiming to provide an education focused on the challenges of the digital world. Thus, this study intends to contribute to the formation of a more conscious and responsible generation regarding the use of technology.pt_BR
Aparece na Coleção:Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.