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Título: Determinação experimental dos esforços atuantes na suspensão de um protótipo Baja SAE
Autor(es): Freitas, Gabriel Luna
Martins Neto, Juarez Rodrigues
Orientador(es): Veloso, Luís Augusto Conte Mendes
Assunto: Suspensão (Veículos)
Fórmula SAE
Automóveis - projetos e construção
Data de apresentação: 19-Dez-2023
Data de publicação: 26-Nov-2024
Referência: FREITAS, Gabriel Luna; MARTINS NETO, Juarez Rodrigues. Determinação experimental dos esforços atuantes na suspensão de um protótipo Baja SAE. 2023. 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O projeto Baja SAE visa o desenvolvimento dos estudantes a partir do desafio de projetar um protótipo de competição fora de estrada. Na competição, o veículo é submetido a uma série de avaliações estáticas e dinâmicas. Considerando que o sistema de suspensão é continuamente avaliado durante as provas da competição, torna-se imprescindível a confiabilidade do projeto e o correto dimensionamento de seus componentes. Para isso, é necessário o conhecimento dos esforços atuantes sobre o sistema. Com isso, neste trabalho, foi realizada a obtenção experimental das deformações nos componentes do sistema de suspensão e dos deslocamentos dos amortecedores, a partir da realização de um ensaio denominado drop test, em que o protótipo da equipe Piratas do Cerrado foi erguido e solto sob diferentes alturas. Foi então elaborada duas metodologias para o cálculo da força de impacto pneu-solo, uma atreves das medições das deformações pelos extensômetros e outra através das medição dos deslocamento dos amortecedores. Ao longo da elaboração da metodologia, houve a necessidade de se alterar a modelagem usada devido apresentarem resultados diferentes do esperado. Após uma investigação foi descoberta uma força horizontal atuante no pneu no momento do impacto, de modo a gerar tensões de sinal contrário na ponta de eixo em comparação aos da força vertical. Após a realização dos cálculos, determinou-se as forças atuantes, obteve-se dados relativos ás forças atuantes no impacto através dos dois métodos descritos, de forma que os valores encontrados demonstraram uma progressão satisfatória com a altura, podendo ser analisado o comportamento da força em função da altura. Os valores encontrados por meio das deformações foram maiores que aqueles encontrados por meio dos deslocamentos do amortecedor.
Abstract: The Baja SAE program aims at development of the students from the challenge of design an off-road prototype. In the competition, the vehicle goes through a number of dynamic and static tests. Considering that a suspension system is continuosly evaluated during the competition, the reliability of the project becomes essential and correct sizing of its components. This way, it is necessary to know the forces acting upon the system. In this work, experimental data of the deformations in the suspension system components and the displacements of the shock absorbers were obtained through a test called Drop Test. In this test, the prototype of the ’Piratas do Cerrado’ team was lifted and dropped from differents heights. Subsequently, two methodologies were developed to calculate the tire-ground impact force: one based on deformation measurements using strain gauges and another based on the measurements of the linear transducers displacements. During the methodology development, it became necessary to modify the used modeling due to yielding different results from the expected ones. After investigation, a horizontal force acting on the tire at the moment of impact was discovered. This force generated stresses of opposite sign on the axle tip compared to the vertical force. After performing the calculations, the acting forces were determined, and data regarding the forces at impact were obtained using the two described methods. The values obtained showed a satisfactory progression concerning the height, allowing the analysis of force behavior concerning height variations. The values achieved from the deformations were greater than those obtained from the linear transducers displacements.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2023.
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