Título: | Relatos de uma residente : a questão da aprendizagem ativa através de jogos literários aplicados nas escolas Zilda Arns do Itapoã - DF e CEF 08 de Sobradinho II - DF |
Autor(es): | Guimarães, Emanuély Dias Monteiro |
Orientador(es): | Pereira, Danglei de Castro |
Assunto: | Literatura - estudo e ensino Ludicidade Leitor Literatura - educação |
Data de apresentação: | 27-Ago-2024 |
Data de publicação: | 26-Nov-2024 |
Referência: | GUIMARÃES, Emanuély Dias Monteiro. Relatos de uma residente: a questão da aprendizagem ativa através de jogos literários aplicados nas escolas Zilda Arns do Itapoã - DF e CEF 08 de Sobradinho II - DF. 2024. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | O presente trabalho propõe uma ação que visa promover o contato do leitor em formação com obras literárias, inspirado em uma das propostas de intervenção derivadas da proposta "Leitura e Produção Textual na Formação e na Prática Docente do Professor Iniciante de Português/Literatura: Uma Proposta de Ensino a partir da Diversidade Textual e Literária". Esta iniciativa, realizada em parceria com acadêmicos da Universidade de Brasília, tem como objetivo central impactar a formação de leitores da educação básica, em especial alunos do sexto e nono ano do ensino fundamental II. O foco deste projeto é estimular a valorização da literatura através da ludicidade, além de promover o constante contato dos Graduandos de Letras da UnB com a experiência em sala de aula, nas escolas públicas, e com o universo literário, além de estabelecer uma conexão enriquecedora entre esses universitários e os alunos da educação básica. Para isso, serão utilizadas como espaços de leitura as Escolas: Zilda Arns, no Itapoã, e o Centro de Ensino Fundamental 08, em Sobradinho II, Distrito Federal. |
Resumén: | Este trabajo propone una acción dirigida a promover el contacto entre los lectores en formación y las obras literarias, inspirada en una de las propuestas de intervención derivadas de la propuesta «Lectura y producción textual en la formación y práctica docente de profesores principiantes de portugués/literatura: una propuesta didáctica basada en la diversidad textual y literaria». Esta iniciativa, realizada en colaboración con académicos de la Universidad de Brasilia, tiene como objetivo central incidir en la formación de lectores de la enseñanza básica. El enfoque de este proyecto es estimular la apreciación de la literatura a través del juego, así como promover el contacto constante entre los estudiantes de licenciatura de la UnB con la experiencia en el aula en las escuelas públicas y con el universo literario, además de establecer una conexión enriquecedora entre estos estudiantes universitarios y los alumnos de la escuela primaria. Para tanto, serán utilizadas como espacios de lectura las escuelas Zilda Arns, en Itapoã, y Centro de Ensino Fundamental 08, en Sobradinho II, Distrito Federal. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.