Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40668
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_EmanuelyDiasMonteiroGuimaraes_tcc.pdf1,04 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPereira, Danglei de Castro-
dc.contributor.authorGuimarães, Emanuély Dias Monteiro-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Emanuély Dias Monteiro. Relatos de uma residente: a questão da aprendizagem ativa através de jogos literários aplicados nas escolas Zilda Arns do Itapoã - DF e CEF 08 de Sobradinho II - DF. 2024. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho propõe uma ação que visa promover o contato do leitor em formação com obras literárias, inspirado em uma das propostas de intervenção derivadas da proposta "Leitura e Produção Textual na Formação e na Prática Docente do Professor Iniciante de Português/Literatura: Uma Proposta de Ensino a partir da Diversidade Textual e Literária". Esta iniciativa, realizada em parceria com acadêmicos da Universidade de Brasília, tem como objetivo central impactar a formação de leitores da educação básica, em especial alunos do sexto e nono ano do ensino fundamental II. O foco deste projeto é estimular a valorização da literatura através da ludicidade, além de promover o constante contato dos Graduandos de Letras da UnB com a experiência em sala de aula, nas escolas públicas, e com o universo literário, além de estabelecer uma conexão enriquecedora entre esses universitários e os alunos da educação básica. Para isso, serão utilizadas como espaços de leitura as Escolas: Zilda Arns, no Itapoã, e o Centro de Ensino Fundamental 08, em Sobradinho II, Distrito Federal.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordLudicidadept_BR
dc.subject.keywordLeitorpt_BR
dc.subject.keywordLiteratura - educaçãopt_BR
dc.titleRelatos de uma residente : a questão da aprendizagem ativa através de jogos literários aplicados nas escolas Zilda Arns do Itapoã - DF e CEF 08 de Sobradinho II - DFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-26T14:34:15Z-
dc.date.available2024-11-26T14:34:15Z-
dc.date.submitted2024-08-27-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40668-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract2Este trabajo propone una acción dirigida a promover el contacto entre los lectores en formación y las obras literarias, inspirada en una de las propuestas de intervención derivadas de la propuesta «Lectura y producción textual en la formación y práctica docente de profesores principiantes de portugués/literatura: una propuesta didáctica basada en la diversidad textual y literaria». Esta iniciativa, realizada en colaboración con académicos de la Universidad de Brasilia, tiene como objetivo central incidir en la formación de lectores de la enseñanza básica. El enfoque de este proyecto es estimular la apreciación de la literatura a través del juego, así como promover el contacto constante entre los estudiantes de licenciatura de la UnB con la experiencia en el aula en las escuelas públicas y con el universo literario, además de establecer una conexión enriquecedora entre estos estudiantes universitarios y los alumnos de la escuela primaria. Para tanto, serán utilizadas como espacios de lectura las escuelas Zilda Arns, en Itapoã, y Centro de Ensino Fundamental 08, en Sobradinho II, Distrito Federal.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.