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Título: Avaliação da qualidade superficial no fresamento de peças de ER70S-6 obtidas por MADA em função da velocidade de corte e da direção de deposição
Autor(es): Mota, Eduardo Neves
Orientador(es): Oliveira, Déborah de
Assunto: Manufatura aditiva
Fresamento (Engenharia mecânica)
Usinagem
Data de apresentação: 22-Dez-2023
Data de publicação: 26-Nov-2024
Referência: MOTA, Eduardo Neves. Avaliação da qualidade superficial no fresamento de peças de ER70S-6 obtidas por MADA em função da velocidade de corte e da direção de deposição. 2023. 113 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Devido à sua ampla vantagem na fabricação de peças complexas, em comparação a processos convencionais, a manufatura aditiva (MA) vem tornando-se um processo cada vez mais significante, sendo extensivamente utilizado nas indústrias aeroespaciais e aeronáuticas. Apesar da sua alta popularidade, nos moldes de produção atual a MA de materiais metálicos enfrenta problemas como superfícies irregulares, fazendo com que processos de pós processamento sejam quase que obrigatório. Existem diversas opções de pós-processamento para peças feitas por MA, sendo o fresamento um dos principais, pois esse é o tipo de usinagem mais efetivo para a diminuição da rugosidade, considerado uma das qualidades superficiais mais importantes para as peças, em virtude das suas diversas aplicações como tolerância, corrosões, fadigas e transmissão de calor, por essa razão o estudo sobre as grandezas físicas do fresamento torna-se essencial na busca de menores rugosidades. Em decorrência desses fatos, o presente estudo visa o comparativo de diferentes velocidades de corte, considerada uma das mais importantes grandezas na usinagem e a relação da direção de fresamento em relação a deposição do material, sendo um assunto pouco abordado na literatura. Realizaram-se ensaios de fresamento no material ER70S-6, fabricada via MADA. Os ensaios foram conduzidos utilizando uma fresa de metal duro revestida com TiAIN, com duas velocidades de corte: 10 m/min e 40 m/min. Além disso, foram exploradas duas direções de usinagem, tanto paralela quanto perpendicular à deposição do material. Como resultado, observou-se uma diminuição da rugosidade Ra em até 95% na direção paralela e 86% na direção perpendicular. Todos os ensaios resultaram em aumento da dureza do material, especialmente no sentido perpendicular a 40 m/min, ocasionando um aumento de até 19%, elevando a dureza de 138 HB para 166 HB. As análises microscópicas das superfícies revelaram resultados satisfatórios, com poucas rebarbas, independentemente da direção do fresamento. No entanto, foram observadas algumas descontinuidades, principalmente no início dos canais usinados na direção paralela, e evidências de chatter no canal usinado perpendicularmente a 40 m/min. Em conclusão, este estudo permite afirmar que canais usinados paralelamente apresentam menores rugosidades, independentemente da velocidade de corte.
Abstract: Due to its wide advantage in the fabrication of complex parts, compared to conventional processes, additive manufacturing (AM) is becoming an increasingly significant process, being extensively used in the aerospace and aeronautical industries. Despite its high popularity, in current production molds AM faces problems such as uneven surfaces, making post-processing processes almost mandatory. There are several post-processing options for parts made by AM, milling being one of the main ones, as this is the most effective type of machining for reducing roughness, considered one of the most important surface qualities for parts, due to its several applications such as tolerance, corrosion, fatigue and heat transmission, for this reason the study of the physical quantities of milling becomes essential in the search for lower roughness. As a result of these facts, the present study aims at comparing different cutting speeds, considered one of the most important parameters in machining, and the relationship between milling direction and material deposition direction, which is a subject rarely addressed in the literature. For this, milling tests will be carried out on the ER70S-6 material, manufactured via additive manufacturing by arc deposition. The tests were conducted using a TiAIN-coated carbide end mill, with two cutting speeds: 10 m/min and 40 m/min. Additionally, two machining directions were explored, both parallel and perpendicular to the material deposition. As a result, a decrease in Ra roughness was observed by up to 95% in the parallel direction and 86% in the perpendicular direction. All tests resulted in an increase in material hardness, especially in the perpendicular direction at 40 m/min, causing an increase of up to 19%, raising the hardness from 138 HB to 166 HB. Microscopic surface analyses revealed satisfactory results, with few burrs, regardless of the milling direction. However, some discontinuities were observed, mainly at the beginning of machined channels in the parallel direction, and evidence of chatter in the channel milled perpendicular to 40 m/min. In conclusion, this study affirms that channels machined parallelly exhibit lower roughness, regardless of the cutting speed.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2023.
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