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Título: Análise numérica de uma asa automotiva sujeita ao efeito solo
Autor(es): Giolo, Arthur Machado
Orientador(es): Pimenta, Bráulio Gutierrez
Assunto: Fluidodinâmica computacional
Aerodinâmica
Data de apresentação: 20-Dez-2023
Data de publicação: 26-Nov-2024
Referência: GIOLO, Arthur Machado. Análise numérica de uma asa automotiva sujeita ao efeito solo. 2023. 95 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo comparar modelos numéricos de turbulência com va lores experimentais para uma asa tridimensional de multi-elementos sob efeito solo. Os modelos computacionais foram feitos utilizando a mesma secção transversal do túnel de vento ensaiado e foram feitas diversas simulações, utilizando modelos Spalart-Allmaras e k-w-SST, para diferentes alturas. Os valores de coeficiente de pressão, arrasto, sustentação, velocidade na esteira e vórtices de ponta de asa foram comparados com os valores experimentais. Os resultados obtidos mostram que ambos os modelos obtiveram valores bem semelhantes para todos os casos analisados e que os dois possuem bastante precisão da sustentação para grandes distâncias do solo, mas um erro considerável no arraso, e quando a distância diminui o erro de sustentação aumenta a medida que o arrasto diminui.
Abstract: The present study aims to compare numerical turbulence models with experimental values for a three-dimensional multi-element wing under ground effect. Computational models were crea ted using the same cross-section as the wind tunnel tested and several simulations were conducted using Spalart-Allmaras and k-w-SST models for different heights. The values of pressure coef ficient, drag, lift, wake velocity, and wingtip vortices were compared with experimental values. The results obtained show that both models yielded very similar values for all analyzed cases and both demonstrate considerable accuracy in lift for large distances from the ground. However, there is a notable error in drag, and as the distance decreases, the error in lift increases while the drag decreases.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2023.
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