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dc.contributor.advisorPimenta, Bráulio Gutierrez-
dc.contributor.authorGiolo, Arthur Machado-
dc.identifier.citationGIOLO, Arthur Machado. Análise numérica de uma asa automotiva sujeita ao efeito solo. 2023. 95 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo comparar modelos numéricos de turbulência com va lores experimentais para uma asa tridimensional de multi-elementos sob efeito solo. Os modelos computacionais foram feitos utilizando a mesma secção transversal do túnel de vento ensaiado e foram feitas diversas simulações, utilizando modelos Spalart-Allmaras e k-w-SST, para diferentes alturas. Os valores de coeficiente de pressão, arrasto, sustentação, velocidade na esteira e vórtices de ponta de asa foram comparados com os valores experimentais. Os resultados obtidos mostram que ambos os modelos obtiveram valores bem semelhantes para todos os casos analisados e que os dois possuem bastante precisão da sustentação para grandes distâncias do solo, mas um erro considerável no arraso, e quando a distância diminui o erro de sustentação aumenta a medida que o arrasto diminui.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordFluidodinâmica computacionalpt_BR
dc.subject.keywordAerodinâmicapt_BR
dc.titleAnálise numérica de uma asa automotiva sujeita ao efeito solopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-11-26T12:40:45Z-
dc.date.available2024-11-26T12:40:45Z-
dc.date.submitted2023-12-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40661-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present study aims to compare numerical turbulence models with experimental values for a three-dimensional multi-element wing under ground effect. Computational models were crea ted using the same cross-section as the wind tunnel tested and several simulations were conducted using Spalart-Allmaras and k-w-SST models for different heights. The values of pressure coef ficient, drag, lift, wake velocity, and wingtip vortices were compared with experimental values. The results obtained show that both models yielded very similar values for all analyzed cases and both demonstrate considerable accuracy in lift for large distances from the ground. However, there is a notable error in drag, and as the distance decreases, the error in lift increases while the drag decreases.pt_BR
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