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dc.contributor.advisorSchnorr, Samuel Molina-
dc.contributor.authorOliveira, Mariah Eduarda Ferreira de-
dc.contributor.authorSodero, Eloísa Mateus-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Mariah Eduarda Ferreira de; SODERO, Eloísa Mateus. Percepção dos estudantes sobre microbiologia após a implementação do Novo Ensino Médio: uma análise em escolas públicas do Distrito Federal. 2024. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA microbiologia, ramo das ciências biológicas dedicado ao estudo dos microrganismos, é de extrema importância para a saúde e a ecologia. A reforma do novo ensino médio, implementada em 2019, visa facilitar e melhorar a aprendizagem de conteúdos, incluindo a microbiologia. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar a percepção dos estudantes acerca do conteúdo de microbiologia em três escolas públicas do Distrito Federal, após quatro anos da implementação do novo ensino médio. A pesquisa avalia a implementação das diretrizes do novo currículo e como estas estão sendo abordadas em sala de aula. Além disso, investiga como os livros didáticos tratam o tema da microbiologia e qual a percepção dos professores sobre as mudanças observadas desde a implementação do novo currículo. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, empregando a Análise Textual Discursiva e a análise de livros didáticos. Os resultados indicam que os estudantes possuem uma compreensão superficial dos conceitos de microbiologia, com descrições limitadas sobre características básicas dos microrganismos. Nos livros didáticos, o conteúdo de microbiologia é escasso e, na maioria das vezes, abordado de forma indireta. Os docentes relataram que o conteúdo de microbiologia tem sido excluído dos planejamentos de aula devido à redução da carga horária. A adaptação ao novo ensino médio tem sido desigual, e as propostas do projeto estão em desacordo com a realidade observada e relatada.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMicrobiologiapt_BR
dc.subject.keywordNovo Ensino Médiopt_BR
dc.subject.keywordEstudantes - percepçãopt_BR
dc.subject.keywordEscolas públicaspt_BR
dc.titlePercepção dos estudantes sobre microbiologia após a implementação do Novo Ensino Médio : uma análise em escolas públicas do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-26T12:16:26Z-
dc.date.available2024-11-26T12:16:26Z-
dc.date.submitted2024-08-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40660-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Microbiology, a branch of biological sciences dedicated to the study of microorganisms, is of utmost importance for health and ecology. The new high school reform, implemented in 2019, aims to facilitate and improve the learning of subjects, including microbiology. In this context, this study aims to analyze students’ perceptions of microbiology content in three public schools in the Federal District, after four years of the new high school implementation. The research evaluates the implementation of the new curriculum guidelines and how these are being addressed in the classroom. Additionally, it investigates how textbooks handle the topic of microbiology and the teachers’ perception of the changes observed since the new curriculum’s implementation. The methodology used was qualitative research, employing Discursive Textual Analysis and textbook analysis. The results indicate that students have a superficial understanding of microbiology concepts, with limited descriptions of basic microorganism characteristics. In textbooks, microbiology content is scarce and, most often, addressed indirectly. Teachers reported that microbiology content has been excluded from lesson plans due to reduced class hours. The adaptation to the new high school has been uneven, and the project’s proposals are inconsistent with the observed and reported reality.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



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