Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40652
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_RebecaCardosoDaSilvaAlvim_tcc.pdf1,16 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Modos de gerir, significados e relações : um olhar sobre quatro espaços culturais, artísticos e pedagógicos do Distrito Federal
Autor(es): Alvim, Rebeca Cardoso da Silva
Orientador(es): Oliveira, Fabiana Lazzari de
Assunto: Gestão cultural
Artes cênicas
Espaços culturais
Distrito Federal (DF) - cultura
Data de apresentação: 5-Set-2024
Data de publicação: 25-Nov-2024
Referência: ALVIM, Rebeca Cardoso da Silva. Modos de gerir, significados e relações: um olhar sobre quatro espaços culturais, artísticos e pedagógicos do Distrito Federal. 2024. 62 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre os modos de gestão do Espaço Cultural Renato Russo, do Jovem de Expressão, do Teatro Mapati e do SESC DF, objetivando inspirar e/ou colaborar com artistas da cena e artistas-docentes brasileiros(as) na administração de seus fazeres. A pesquisa ocorreu por meio de uma metodologia qualitativa exploratória, bibliográfica e de campo. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário virtual, de análises de websites e de entrevistas semiestruturadas presenciais com os(as) gestores(as) dos espaços. Assim, buscou-se identificar pontos de aproximação e de afastamento entre as gestões de cada espaço cultural, estabelecendo análises comparativas entre as motivações iniciais, missões e linhas de ação para a garantia da continuidade dos projetos. Estudou-se, também, as relações existentes entre os espaços culturais e a comunidade local, bem como as funções e os significados que permeiam os fazeres de um(a) gestor(a) cultural. Como resultado: obteve-se um mapeamento dos quatro modos de gestão investigados; pôde-se identificar a importância desses espaços culturais, no cenário social contemporâneo, como refúgios para a vivência de experiências significativas; e confirmou-se a relevância dos saberes em gestão para que artistas/gestores(as)/educadores(as) administrem suas práticas artístico-pedagógicas, em ambientes escolares ou alternativos.
Abstract: This study presents an analysis of the management modes of the Espaço Cultural Renato Russo, Jovem de Expressão, Teatro Mapati, and SESC DF, aiming to inspire and/or collaborate with scene artists and Brazilian artist-educators in managing their activities. The research was conducted using an exploratory qualitative methodology, including bibliographic and field studies. Data collection involved a virtual questionnaire, website analysis, and semi-structured face-to-face interviews with the managers of these spaces. The study sought to identify points of convergence and divergence between the management practices of each cultural space, establishing comparative analyses of initial motivations, missions, and strategies to ensure the continuity of their projects. It also examined the relationships between the cultural spaces and the local community, as well as the roles and meanings surrounding the work of a cultural manager. The results include a mapping of the four investigated management modes; an identification of the importance of these cultural spaces in the contemporary social context as refuges for experiencing meaningful activities; and a confirmation of the relevance of management knowledge for artists/managers/educators in administering their artisticpedagogical practices in both educational and alternative environments.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.