Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Fabiana Lazzari de | - |
dc.contributor.author | Alvim, Rebeca Cardoso da Silva | - |
dc.identifier.citation | ALVIM, Rebeca Cardoso da Silva. Modos de gerir, significados e relações: um olhar sobre quatro espaços culturais, artísticos e pedagógicos do Distrito Federal. 2024. 62 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta um estudo sobre os modos de gestão do Espaço Cultural Renato Russo,
do Jovem de Expressão, do Teatro Mapati e do SESC DF, objetivando inspirar e/ou colaborar
com artistas da cena e artistas-docentes brasileiros(as) na administração de seus fazeres. A
pesquisa ocorreu por meio de uma metodologia qualitativa exploratória, bibliográfica e de
campo. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário virtual, de análises de
websites e de entrevistas semiestruturadas presenciais com os(as) gestores(as) dos espaços.
Assim, buscou-se identificar pontos de aproximação e de afastamento entre as gestões de cada
espaço cultural, estabelecendo análises comparativas entre as motivações iniciais, missões e
linhas de ação para a garantia da continuidade dos projetos. Estudou-se, também, as relações
existentes entre os espaços culturais e a comunidade local, bem como as funções e os
significados que permeiam os fazeres de um(a) gestor(a) cultural. Como resultado: obteve-se
um mapeamento dos quatro modos de gestão investigados; pôde-se identificar a importância
desses espaços culturais, no cenário social contemporâneo, como refúgios para a vivência de
experiências significativas; e confirmou-se a relevância dos saberes em gestão para que
artistas/gestores(as)/educadores(as) administrem suas práticas artístico-pedagógicas, em
ambientes escolares ou alternativos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gestão cultural | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artes cênicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Espaços culturais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) - cultura | pt_BR |
dc.title | Modos de gerir, significados e relações : um olhar sobre quatro espaços culturais, artísticos e pedagógicos do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-25T15:15:56Z | - |
dc.date.available | 2024-11-25T15:15:56Z | - |
dc.date.submitted | 2024-09-05 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40652 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study presents an analysis of the management modes of the Espaço Cultural Renato Russo,
Jovem de Expressão, Teatro Mapati, and SESC DF, aiming to inspire and/or collaborate with
scene artists and Brazilian artist-educators in managing their activities. The research was
conducted using an exploratory qualitative methodology, including bibliographic and field
studies. Data collection involved a virtual questionnaire, website analysis, and semi-structured
face-to-face interviews with the managers of these spaces. The study sought to identify points
of convergence and divergence between the management practices of each cultural space,
establishing comparative analyses of initial motivations, missions, and strategies to ensure the
continuity of their projects. It also examined the relationships between the cultural spaces and
the local community, as well as the roles and meanings surrounding the work of a cultural
manager. The results include a mapping of the four investigated management modes; an
identification of the importance of these cultural spaces in the contemporary social context as
refuges for experiencing meaningful activities; and a confirmation of the relevance of
management knowledge for artists/managers/educators in administering their artisticpedagogical practices in both educational and alternative environments. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Artes Cênicas
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