Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Santos, Luis Carlos Ribeiro dos | - |
dc.contributor.author | Braga, Luísa de Oliveira | - |
dc.identifier.citation | BRAGA, Luísa de Oliveira. Reflexões para uma educação lúdica: manifesto contra o tédio em sala de aula. 2024. 60 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo traz reflexões acerca da necessidade da implementação de um
ensino lúdico no Brasil em contraponto a uma noção de educação alienante e
ocasionadora do tédio em sala de aula. Em diálogo com filosofias afroperspectivistas
trazidas por Renato Nogueira e Ailton Krenak, e conceitos teóricos de Cipriano Luckesi
e Richard Louv, entre outros, esse trabalho defende os conceitos de infancialização,
ludicidade como estado interno e natureza como aspectos centrais de uma educação
lúdica. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte-educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação lúdica | pt_BR |
dc.title | Reflexões para uma educação lúdica : manifesto contra o tédio em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-25T15:01:09Z | - |
dc.date.available | 2024-11-25T15:01:09Z | - |
dc.date.submitted | 2024-07-31 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40651 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study reflects on the need to implement edutainment in Brazil as a counterpoint to
the notion that education is alienating and causes boredom in the classroom. In
dialogue with Afro-Perspectivist philosophies brought forward by Renato Nogueira and
Ailton Krenak, and theoretical concepts from Cipriano Luckesi and Richard Louv,
among others, this work defends the concepts of infancialization, playfulness as an
internal state and nature as central aspects of a edutainment. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Artes Cênicas
|