Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40651
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_LuisaDeOliveiraBraga_tcc.pdf1,46 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSantos, Luis Carlos Ribeiro dos-
dc.contributor.authorBraga, Luísa de Oliveira-
dc.identifier.citationBRAGA, Luísa de Oliveira. Reflexões para uma educação lúdica: manifesto contra o tédio em sala de aula. 2024. 60 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo traz reflexões acerca da necessidade da implementação de um ensino lúdico no Brasil em contraponto a uma noção de educação alienante e ocasionadora do tédio em sala de aula. Em diálogo com filosofias afroperspectivistas trazidas por Renato Nogueira e Ailton Krenak, e conceitos teóricos de Cipriano Luckesi e Richard Louv, entre outros, esse trabalho defende os conceitos de infancialização, ludicidade como estado interno e natureza como aspectos centrais de uma educação lúdica.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordArte-educaçãopt_BR
dc.subject.keywordLudicidadept_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordEducação lúdicapt_BR
dc.titleReflexões para uma educação lúdica : manifesto contra o tédio em sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-25T15:01:09Z-
dc.date.available2024-11-25T15:01:09Z-
dc.date.submitted2024-07-31-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40651-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study reflects on the need to implement edutainment in Brazil as a counterpoint to the notion that education is alienating and causes boredom in the classroom. In dialogue with Afro-Perspectivist philosophies brought forward by Renato Nogueira and Ailton Krenak, and theoretical concepts from Cipriano Luckesi and Richard Louv, among others, this work defends the concepts of infancialization, playfulness as an internal state and nature as central aspects of a edutainment.pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.