Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40648
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_DaviAugusttoRochaDias_tcc.pdf544,84 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Entre fronteiras : reverberações do hibridismo artístico nos processos de ensino-aprendizagem escolar
Autor(es): Dias, Davi Augustto Rocha
Orientador(es): Jesus, Jennifer Jacomini de
Assunto: Ensino médio - Distrito Federal
Aprendizagem híbrida
Ensino e aprendizagem
Transdisciplinaridade
Data de apresentação: 6-Set-2024
Data de publicação: 25-Nov-2024
Referência: DIAS, Davi Augustto Rocha. Entre fronteiras: reverberações do hibridismo artístico nos processos de ensino-aprendizagem escolar. 2024. 65 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a aplicação de um plano de curso híbrido artístico transdisciplinar no Centro de Ensino Médio Paulo Freire, em Brasília, visando compreender suas reverberações e possibilidades nos processos de ensinoaprendizagem dos estudantes. A pesquisa, realizada com alunos do primeiro e segundo anos do Ensino Médio, adotou uma metodologia de pesquisa-ação, permitindo a análise crítica das minhas experiências de estágio docente em Artes Cênicas. Fundamentado em autores como Ana Mae Barbosa, Fernando Villar e Nestor Garcia Canclini, o estudo explora conceitos como interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, polivalência e hibridismos. Ao longo do trabalho, são discutidas as dinâmicas entre diferentes abordagens pedagógicas, destacando-se a aplicação de práticas híbridas como ferramenta para enfrentar barreiras disciplinares no ensino de Artes. Além disso, a pesquisa examina o impacto de um projeto transdisciplinar com enfoque teatral na aproximação dos estudantes ao processo de aprendizagem. Como conclusão, este estudo sugere que o plano de curso híbrido-artístico pode ser uma via eficaz para integrar diferentes linguagens artísticas e promover um ambiente educacional mais engajado e reflexivo, ainda que outras variáveis devam ser consideradas em futuras investigações.
Abstract: This work aims to analyze the implementation of a transdisciplinary hybrid artistic course plan at the school Centro de Ensino Médio Paulo Freire in Brasília, with focus on understanding its reverberations and possibilities in the students' teaching-learning process. The research, conducted with 1st and 2nd high school students, adopted an action research format, enabling a critical analysis of my teaching internship experiences in Performing Arts. Grounded in authors such as Ana Mae Barbosa, Fernando Villar, and Nestor Garcia Canclini, the study explores concepts like interdisciplinarity, transdisciplinarity, polyvalence, and hybridism. Throughout the work, the dynamics between different pedagogical approaches are discussed, with an emphasis on the application of hybrid practices as a tool to overcome disciplinary barriers in Arts education. Furthermore, the research examines the impact of a transdisciplinary project with a theatrical focus on bringing students closer to the learning process. In conclusion, this study suggests that the hybrid-artistic course plan can be an effective way to integrate different artistic languages and promote a more engaged and reflective educational environment, although other variables should be considered in future investigations.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.