Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Jesus, Jennifer Jacomini de | - |
dc.contributor.author | Dias, Davi Augustto Rocha | - |
dc.identifier.citation | DIAS, Davi Augustto Rocha. Entre fronteiras: reverberações do hibridismo artístico nos processos de ensino-aprendizagem escolar. 2024. 65 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo analisar a aplicação de um plano de curso híbrido
artístico transdisciplinar no Centro de Ensino Médio Paulo Freire, em Brasília, visando
compreender suas reverberações e possibilidades nos processos de ensinoaprendizagem dos estudantes. A pesquisa, realizada com alunos do primeiro e
segundo anos do Ensino Médio, adotou uma metodologia de pesquisa-ação,
permitindo a análise crítica das minhas experiências de estágio docente em Artes
Cênicas. Fundamentado em autores como Ana Mae Barbosa, Fernando Villar e
Nestor Garcia Canclini, o estudo explora conceitos como interdisciplinaridade,
transdisciplinaridade, polivalência e hibridismos. Ao longo do trabalho, são discutidas
as dinâmicas entre diferentes abordagens pedagógicas, destacando-se a aplicação
de práticas híbridas como ferramenta para enfrentar barreiras disciplinares no ensino
de Artes. Além disso, a pesquisa examina o impacto de um projeto transdisciplinar
com enfoque teatral na aproximação dos estudantes ao processo de aprendizagem.
Como conclusão, este estudo sugere que o plano de curso híbrido-artístico pode ser
uma via eficaz para integrar diferentes linguagens artísticas e promover um ambiente
educacional mais engajado e reflexivo, ainda que outras variáveis devam ser
consideradas em futuras investigações. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio - Distrito Federal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem híbrida | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transdisciplinaridade | pt_BR |
dc.title | Entre fronteiras : reverberações do hibridismo artístico nos processos de ensino-aprendizagem escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-25T13:07:49Z | - |
dc.date.available | 2024-11-25T13:07:49Z | - |
dc.date.submitted | 2024-09-06 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40648 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work aims to analyze the implementation of a transdisciplinary hybrid artistic
course plan at the school Centro de Ensino Médio Paulo Freire in Brasília, with focus
on understanding its reverberations and possibilities in the students' teaching-learning
process. The research, conducted with 1st and 2nd high school students, adopted an
action research format, enabling a critical analysis of my teaching internship
experiences in Performing Arts. Grounded in authors such as Ana Mae Barbosa,
Fernando Villar, and Nestor Garcia Canclini, the study explores concepts like
interdisciplinarity, transdisciplinarity, polyvalence, and hybridism. Throughout the work,
the dynamics between different pedagogical approaches are discussed, with an
emphasis on the application of hybrid practices as a tool to overcome disciplinary
barriers in Arts education. Furthermore, the research examines the impact of a
transdisciplinary project with a theatrical focus on bringing students closer to the
learning process. In conclusion, this study suggests that the hybrid-artistic course plan
can be an effective way to integrate different artistic languages and promote a more
engaged and reflective educational environment, although other variables should be
considered in future investigations. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Artes Cênicas
|