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Título: Os caminhos pedagógicos de formação do autor na era do teatro pós-dramático
Autor(es): Alves, Kelly Cristina Moura
Orientador(es): Oliveira, Aline Seabra de
Assunto: Dramaturgia
Teatro pós-dramático
Atores - formação
Teatro brasileiro
Data de apresentação: 13-Set-2024
Data de publicação: 24-Nov-2024
Referência: ALVES, Kelly Cristina Moura. Os caminhos pedagógicos de formação do autor na era do teatro pós-dramático. 2024. 51 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Teatro) — Universidade de Brasília, Alto Paraíso de Goiás, 2024.
Resumo: Esta pesquisa investiga o processo de trabalho do dramaturgo no contexto do Teatro Pós-dramático a partir de pesquisadores que estudam o texto dramatúrgico na era do fazer teatral, que, segundo Hans Thies-Lehmann, é marcado pela heterogeneidade de estilos e formas com ênfase na performance, a fim de discutir os possíveis caminhos pedagógicos para a formação de autores para sua atuação em processos de encenação contemporâneos no Teatro Brasileiro buscando identificar se existe ou já existiu um percurso formativo para autores que possibilite o desenvolvimento de novos dramaturgos na era do drama ampliado. Considerando que as buscas por iniciativas de formação de dramaturgos no Brasil demonstraram uma escassez de ofertas formais e informais associado à limitação de estudos e referências que tratam do autodidatismo no desenvolvimento de autores, fez-se necessária a discussão sobre os possíveis caminhos pedagógicos para a preparação de novos profissionais da dramaturgia brasileira. Para atingir o objetivo geral deste trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre autores e autoras que discutem o texto no campo do Teatro Pós-dramático a fim de compreender quais estruturas, técnicas e metodologias fazem parte da produção textual no contexto do drama ampliado. A partir disso, investigar se já existiu ou existe um percurso formativo para autores que possibilite o desenvolvimento de novos dramaturgos para atuar neste contexto, além de identificar iniciativas de profissionalização que contemplem a formação desses profissionais para o mercado. Durante a investigação verificou-se que o caminho pedagógico mais percorrido pelos autores em busca de formação é o do autodidatismo. Este estudo revelou que os dramaturgos têm se organizado em sociedades e entidades que se dispõe a discutir o seu desenvolvimento profissional na contemporaneidade, além de outras iniciativas que se propõe a dar visibilidade aos seus nomes e linhas de trabalho. Contudo, seu processo de formação se dá, em geral, por uma jornada de pesquisa e estudos solitários, experimentação e troca de experiências com outros dramaturgos em oficinas e workshops.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2024.
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