Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Aline Seabra de | - |
dc.contributor.author | Alves, Kelly Cristina Moura | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Kelly Cristina Moura. Os caminhos pedagógicos de formação do autor na era do teatro pós-dramático. 2024. 51 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Teatro) — Universidade de Brasília, Alto Paraíso de Goiás, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa investiga o processo de trabalho do dramaturgo no contexto do Teatro Pós-dramático a partir de pesquisadores que estudam o texto dramatúrgico na era do fazer teatral, que, segundo Hans Thies-Lehmann, é marcado pela heterogeneidade de estilos e formas com ênfase na performance, a fim de discutir os possíveis caminhos pedagógicos para a formação de autores para sua atuação em processos de encenação contemporâneos no Teatro Brasileiro buscando identificar se existe ou já existiu um percurso formativo para autores que possibilite o desenvolvimento de novos dramaturgos na era do drama ampliado. Considerando que as buscas por iniciativas de formação de dramaturgos no Brasil demonstraram uma escassez de ofertas formais e informais associado à limitação de estudos e referências que tratam do autodidatismo no desenvolvimento de autores, fez-se necessária a discussão sobre os possíveis caminhos pedagógicos para a preparação de novos profissionais da dramaturgia brasileira. Para atingir o objetivo geral deste trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre autores e autoras que discutem o texto no campo do Teatro Pós-dramático a fim de compreender quais estruturas, técnicas e metodologias fazem parte da produção textual no contexto do drama ampliado. A partir disso, investigar se já existiu ou existe um percurso formativo para autores que possibilite o desenvolvimento de novos dramaturgos para atuar neste contexto, além de identificar
iniciativas de profissionalização que contemplem a formação desses profissionais para o mercado. Durante a investigação verificou-se que o caminho pedagógico mais percorrido pelos autores em busca de formação é o do autodidatismo. Este estudo revelou que os dramaturgos têm se organizado em sociedades e entidades que se dispõe a discutir o seu desenvolvimento profissional na contemporaneidade, além de outras iniciativas que se propõe a dar visibilidade aos seus nomes e linhas de trabalho. Contudo, seu processo de formação se dá, em geral, por uma jornada de pesquisa e estudos solitários, experimentação e troca de experiências com outros dramaturgos em oficinas e workshops. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Dramaturgia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro pós-dramático | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro brasileiro | pt_BR |
dc.title | Os caminhos pedagógicos de formação do autor na era do teatro pós-dramático | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-24T12:59:53Z | - |
dc.date.available | 2024-11-24T12:59:53Z | - |
dc.date.submitted | 2024-09-13 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40645 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Teatro
|