Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40645
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_KellyCristinaMouraAlves_tcc.pdf1,39 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorOliveira, Aline Seabra de-
dc.contributor.authorAlves, Kelly Cristina Moura-
dc.identifier.citationALVES, Kelly Cristina Moura. Os caminhos pedagógicos de formação do autor na era do teatro pós-dramático. 2024. 51 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Teatro) — Universidade de Brasília, Alto Paraíso de Goiás, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa investiga o processo de trabalho do dramaturgo no contexto do Teatro Pós-dramático a partir de pesquisadores que estudam o texto dramatúrgico na era do fazer teatral, que, segundo Hans Thies-Lehmann, é marcado pela heterogeneidade de estilos e formas com ênfase na performance, a fim de discutir os possíveis caminhos pedagógicos para a formação de autores para sua atuação em processos de encenação contemporâneos no Teatro Brasileiro buscando identificar se existe ou já existiu um percurso formativo para autores que possibilite o desenvolvimento de novos dramaturgos na era do drama ampliado. Considerando que as buscas por iniciativas de formação de dramaturgos no Brasil demonstraram uma escassez de ofertas formais e informais associado à limitação de estudos e referências que tratam do autodidatismo no desenvolvimento de autores, fez-se necessária a discussão sobre os possíveis caminhos pedagógicos para a preparação de novos profissionais da dramaturgia brasileira. Para atingir o objetivo geral deste trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre autores e autoras que discutem o texto no campo do Teatro Pós-dramático a fim de compreender quais estruturas, técnicas e metodologias fazem parte da produção textual no contexto do drama ampliado. A partir disso, investigar se já existiu ou existe um percurso formativo para autores que possibilite o desenvolvimento de novos dramaturgos para atuar neste contexto, além de identificar iniciativas de profissionalização que contemplem a formação desses profissionais para o mercado. Durante a investigação verificou-se que o caminho pedagógico mais percorrido pelos autores em busca de formação é o do autodidatismo. Este estudo revelou que os dramaturgos têm se organizado em sociedades e entidades que se dispõe a discutir o seu desenvolvimento profissional na contemporaneidade, além de outras iniciativas que se propõe a dar visibilidade aos seus nomes e linhas de trabalho. Contudo, seu processo de formação se dá, em geral, por uma jornada de pesquisa e estudos solitários, experimentação e troca de experiências com outros dramaturgos em oficinas e workshops.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDramaturgiapt_BR
dc.subject.keywordTeatro pós-dramáticopt_BR
dc.subject.keywordAtores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordTeatro brasileiropt_BR
dc.titleOs caminhos pedagógicos de formação do autor na era do teatro pós-dramáticopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-24T12:59:53Z-
dc.date.available2024-11-24T12:59:53Z-
dc.date.submitted2024-09-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40645-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Teatro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.