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dc.contributor.advisorDias, Anne Louise-
dc.contributor.authorSantos, Ana Paula de Lima-
dc.identifier.citationSANTOS, Ana Paula de Lima. A manifestação dos seres não-humanos nas artes e a busca por outros modos de existência: diálogos entre Clarice Lispector e Ana Mendieta. 2024. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA humanidade, inserida no contexto antropocêntrico ocidental, encontra-se desconectada com os demais seres com os quais coexiste. A arte surge, portanto, como meio através do qual o ser humano consegue dialogar e se (re)conectar com esses seres tão alheios e tão diferentes de si. Existe, nas mais variadas manifestações artísticas, representações e manifestações dos seres não-humanos. No entanto, em algumas delas, é possível identificar uma forma específica de diálogo travado entre o sujeito e os demais viventes: uma transformação completa em ser vegetal, a “metamorfose vegetal”. Este trabalho busca investigar a transformação em ser vegetal presente, em relação dialógica, na narração feita pela narradora-pintora da obra literária Água viva (1973), de Clarice Lispector, e nas performances Imagen de Yagul (1973) e Árbol de la Vida (1976), da artista plástica cubana Ana Mendieta. Nessas obras, as artistas adquirem sementes, raízes, flores, frutos e folhas — estruturas das plantas —, o que as permite alcançar compreensões sobre a existência que não podem ser atingidas pela inteligência humana isoladamente. Ao se colocarem em diálogo profundo com o reino vegetal, as artistas abandonam a existência simplesmente humana e compreendem-se inseridas e imersas em uma existência harmônica com a natureza e os demais seres viventes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLiteratura comparadapt_BR
dc.subject.keywordLispector, Clarice, 1920-1977pt_BR
dc.subject.keywordMendieta, Ana, 1948-1985pt_BR
dc.titleA manifestação dos seres não-humanos nas artes e a busca por outros modos de existência : diálogos entre Clarice Lispector e Ana Mendietapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-21T13:42:13Z-
dc.date.available2024-11-21T13:42:13Z-
dc.date.submitted2024-09-03-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40607-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Humanity, inserted in the Western anthropocentric context, is disconnected from the other beings with which it coexists. Art, therefore, emerges as a means through which human beings can dialogue with and (re)connect with these alien and vastly different beings. Representations of non-human beings are present in the most varied artistic manifestations. However, in some of them, it is possible to identify a specific form of dialogue between the subject and the nonhuman beings: a complete transformation into a plant, “plant metamorphosis”. This work seeks to investigate the transformation into a vegetal being present, in a dialogical relationship, in the narration made by the narrator-painter of the literary work Água viva (1973), by Clarice Lispector, and in the performances Imagen de Yagul (1973) and Árbol de la Vida (1976), by Ana Mendieta. In these works, the artists acquire seeds, roots, flowers, fruits, and leaves — plant structures —, which allows them to understand existence that cannot be achieved by human intelligence alone. By placing themselves in deep dialogue with the plant kingdom, the artists abandon human existence and understand themselves as inserted and immersed in a harmonious existence with nature and other living beings.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português



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