Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pacheco, Sulian Vieira | - |
dc.contributor.author | Amorim, Bruna se Sousa | - |
dc.identifier.citation | AMORIM, Bruna de Sousa. Autoficção como abordagem pedagógica no ensino de artes: uma experiência em residência pedagógica. 2024. 58 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho discute a possibilidade de utilizar a composição
autoficcional como abordagem pedagógica no ensino de artes tendo por base a
experiência na Residência Pedagógica vivenciada pela autora entre os anos de
2022 e 2024. De modo que, a partir de tal produção, os estudantes envolvidos no
processo sejam estimulados a desenvolver autonomia.
Utilizou-se metodologias práticas e teóricas, recorremos a fontes
bibliográficas sobre autoficção, autonomia, desenvolvimento humano e documentos
que regulam a educação no Brasil. Utilizou-se também a análise de experiência
pedagógica da aplicação de uma proposta pedagógica para o Programa de
Residência Pedagógica que teve por base a premissa desta pesquisa na Sala de
Recursos para Alunos com Altas Habilidades e Superdotação em Artes do Centro de
Ensino Médio Elefante Branco em Brasília, Distrito Federal.
Após a aplicação do projeto percebemos resultados satisfatórios
como o engajamento dos estudantes, a disponibilidade em participar, a
compreensão dos elementos teatrais, técnicas de pintura e forma de trabalhar com
diversos materiais e momentos de reflexão sobre si mesmos.
Ao longo do projeto percebemos maior disponibilidade para falar de
si e para pensar sobre si mesmo, notadas pelas conversas que aconteciam em sala
sobre o futuro e sobre as próprias ações no presente, maior autonomia na decisão
do que fazer com o próprio trabalho, atitudes que não ficam restritas à sala de aula.
Observou-se, enfim, que a proposta em questão apresenta potencial para otimizar o
processo de educação cidadã, de modo que os estudantes envolvidos possam
reconhecer e compreender os lugares que ocupam socialmente, assim tendo
condições para que possam tomar decisões sobre si mesmos nas relações privadas
e públicas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autoficção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino - modelo pedagógico | pt_BR |
dc.title | Autoficção como abordagem pedagógica no ensino de artes : uma experiência em residência pedagógica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-19T15:38:41Z | - |
dc.date.available | 2024-11-19T15:38:41Z | - |
dc.date.submitted | 2024-09-19 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40591 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work discusses the possibility of using autofictional composition
as a pedagogical approach to teaching art, based on the experience of the
Pedagogical Residency that the author underwent between 2022 and 2024. Through
this production, the students involved in the process are encouraged to develop
autonomy.
We used practical and theoretical methodologies, drawing on
bibliographic sources on autofiction, autonomy, human development and documents
that regulate education in Brazil. We also used an analysis of the pedagogical
experience of applying a pedagogical proposal for the Pedagogical Residency
Program based on the premise of this research in the Resource Room for Students
with High Abilities and Giftedness in Arts at the Elefante Branco High School in
Brasília, Federal District.
After applying the project, we saw satisfactory results such as the
students' engagement, willingness to participate, understanding of theatrical
elements, painting techniques and how to work with different materials and moments
of self-reflection.
Throughout the project, we noticed a greater willingness to talk and
to think about themselves, as seen in the conversations that took place in the
classroom about the future and about their own actions in the present, greater
autonomy in deciding what to do with their own work, attitudes that are not restricted
to the classroom. Finally, it was observed that the proposal in question has the
potential to optimize the process of citizen education, so that the students involved
can recognize and understand the places they occupy socially, thus enabling them to
make decisions about themselves in private and public relations. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Artes Cênicas
|