Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40591
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_BrunaDeSousaAmorim_tcc.pdf16,42 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPacheco, Sulian Vieira-
dc.contributor.authorAmorim, Bruna se Sousa-
dc.identifier.citationAMORIM, Bruna de Sousa. Autoficção como abordagem pedagógica no ensino de artes: uma experiência em residência pedagógica. 2024. 58 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho discute a possibilidade de utilizar a composição autoficcional como abordagem pedagógica no ensino de artes tendo por base a experiência na Residência Pedagógica vivenciada pela autora entre os anos de 2022 e 2024. De modo que, a partir de tal produção, os estudantes envolvidos no processo sejam estimulados a desenvolver autonomia. Utilizou-se metodologias práticas e teóricas, recorremos a fontes bibliográficas sobre autoficção, autonomia, desenvolvimento humano e documentos que regulam a educação no Brasil. Utilizou-se também a análise de experiência pedagógica da aplicação de uma proposta pedagógica para o Programa de Residência Pedagógica que teve por base a premissa desta pesquisa na Sala de Recursos para Alunos com Altas Habilidades e Superdotação em Artes do Centro de Ensino Médio Elefante Branco em Brasília, Distrito Federal. Após a aplicação do projeto percebemos resultados satisfatórios como o engajamento dos estudantes, a disponibilidade em participar, a compreensão dos elementos teatrais, técnicas de pintura e forma de trabalhar com diversos materiais e momentos de reflexão sobre si mesmos. Ao longo do projeto percebemos maior disponibilidade para falar de si e para pensar sobre si mesmo, notadas pelas conversas que aconteciam em sala sobre o futuro e sobre as próprias ações no presente, maior autonomia na decisão do que fazer com o próprio trabalho, atitudes que não ficam restritas à sala de aula. Observou-se, enfim, que a proposta em questão apresenta potencial para otimizar o processo de educação cidadã, de modo que os estudantes envolvidos possam reconhecer e compreender os lugares que ocupam socialmente, assim tendo condições para que possam tomar decisões sobre si mesmos nas relações privadas e públicas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAutoficçãopt_BR
dc.subject.keywordArte - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEnsino - modelo pedagógicopt_BR
dc.titleAutoficção como abordagem pedagógica no ensino de artes : uma experiência em residência pedagógicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-19T15:38:41Z-
dc.date.available2024-11-19T15:38:41Z-
dc.date.submitted2024-09-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40591-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work discusses the possibility of using autofictional composition as a pedagogical approach to teaching art, based on the experience of the Pedagogical Residency that the author underwent between 2022 and 2024. Through this production, the students involved in the process are encouraged to develop autonomy. We used practical and theoretical methodologies, drawing on bibliographic sources on autofiction, autonomy, human development and documents that regulate education in Brazil. We also used an analysis of the pedagogical experience of applying a pedagogical proposal for the Pedagogical Residency Program based on the premise of this research in the Resource Room for Students with High Abilities and Giftedness in Arts at the Elefante Branco High School in Brasília, Federal District. After applying the project, we saw satisfactory results such as the students' engagement, willingness to participate, understanding of theatrical elements, painting techniques and how to work with different materials and moments of self-reflection. Throughout the project, we noticed a greater willingness to talk and to think about themselves, as seen in the conversations that took place in the classroom about the future and about their own actions in the present, greater autonomy in deciding what to do with their own work, attitudes that are not restricted to the classroom. Finally, it was observed that the proposal in question has the potential to optimize the process of citizen education, so that the students involved can recognize and understand the places they occupy socially, thus enabling them to make decisions about themselves in private and public relations.pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.