Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Barbosa, Etienne Baldez Louzada | - |
dc.contributor.author | Costa, Lucas Batista Rodrigues da | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Lucas Batista Rodrigues da. Educação infantil e tecnologia: tendências da produção acadêmica (2014-2024). 2024. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa aborda a relação entre Educação Infantil e tecnologia, com o objetivo
de analisar as tendências e objetivos das produções científicas sobre este tema na última década
(2014-2014). A metodologia adotada é a revisão integrativa, que possibilitou uma análise da
literatura acadêmica, combinando elementos qualitativos e quantitativos, conforme disposto por
Romanowski e Ens (2006). Assim, o corpus textual analisado é constituído pelos objetivos
expressos nos resumos de 18 artigos, 24 dissertações e 5 teses. Os dados foram coletados da
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e do Portal de Periódicos da CAPES. A
pesquisa identificou dois grandes eixos de investigação: Formação Docente e Prática
Pedagógica. No primeiro eixo, destacou-se a integração das TDIC no processo de ensino e
aprendizagem, incluindo estudos sobre a relação entre crianças e EaD, impacto da tecnologia
no desenvolvimento infantil e contextos de aprendizagem tecnológica. No segundo eixo,
voltado para os Usos da Tecnologia na Educação Infantil, foram exploradas questões como
Tecnologia Assistiva, acessibilidade, políticas públicas e reflexões teóricas sobre o uso das
tecnologias na educação infantil. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação - efeito das inovações tecnológicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.title | Educação infantil e tecnologia : tendências da produção acadêmica (2014-2024) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-19T14:22:52Z | - |
dc.date.available | 2024-11-19T14:22:52Z | - |
dc.date.submitted | 2024-09-17 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40589 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The research addresses the relationship between Early Childhood Education and
technology, with the aim of analyzing the trends and objectives of scientific productions on this
topic over the last decade (2014-2024). The methodology adopted is the integrative review,
which enabled an analysis of the academic literature, combining qualitative and quantitative
elements, according to Romanowski and Ens (2006). Thus, the textual corpus analyzed consists
of the objectives expressed in the abstracts of 18 articles, 24 dissertations, and 5 theses. The
data werecollected from the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and the
CAPES Portal of Journals. The research identified two major areas of investigation: Teacher
Training and Pedagogical Practice. In the first area, the integration of Digital Information and
Communication Technologies (DICT) in the teaching and learning process was highlighted,
including studies on the relationship between children and Distance Education (EaD), the
impact of technology on child development, and technological learning contexts. In the second
area, focused on the Uses of Technology in Early Childhood Education, issues such as Assistive Technology, accessibility, public policies, and theoretical reflections on the use of technologies
in early childhood education were explored. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|