Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40589
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_LucasBatistaRodriguesCosta_tcc.pdf591,76 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBarbosa, Etienne Baldez Louzada-
dc.contributor.authorCosta, Lucas Batista Rodrigues da-
dc.identifier.citationCOSTA, Lucas Batista Rodrigues da. Educação infantil e tecnologia: tendências da produção acadêmica (2014-2024). 2024. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa aborda a relação entre Educação Infantil e tecnologia, com o objetivo de analisar as tendências e objetivos das produções científicas sobre este tema na última década (2014-2014). A metodologia adotada é a revisão integrativa, que possibilitou uma análise da literatura acadêmica, combinando elementos qualitativos e quantitativos, conforme disposto por Romanowski e Ens (2006). Assim, o corpus textual analisado é constituído pelos objetivos expressos nos resumos de 18 artigos, 24 dissertações e 5 teses. Os dados foram coletados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e do Portal de Periódicos da CAPES. A pesquisa identificou dois grandes eixos de investigação: Formação Docente e Prática Pedagógica. No primeiro eixo, destacou-se a integração das TDIC no processo de ensino e aprendizagem, incluindo estudos sobre a relação entre crianças e EaD, impacto da tecnologia no desenvolvimento infantil e contextos de aprendizagem tecnológica. No segundo eixo, voltado para os Usos da Tecnologia na Educação Infantil, foram exploradas questões como Tecnologia Assistiva, acessibilidade, políticas públicas e reflexões teóricas sobre o uso das tecnologias na educação infantil.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordEducação - efeito das inovações tecnológicaspt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.titleEducação infantil e tecnologia : tendências da produção acadêmica (2014-2024)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-19T14:22:52Z-
dc.date.available2024-11-19T14:22:52Z-
dc.date.submitted2024-09-17-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40589-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The research addresses the relationship between Early Childhood Education and technology, with the aim of analyzing the trends and objectives of scientific productions on this topic over the last decade (2014-2024). The methodology adopted is the integrative review, which enabled an analysis of the academic literature, combining qualitative and quantitative elements, according to Romanowski and Ens (2006). Thus, the textual corpus analyzed consists of the objectives expressed in the abstracts of 18 articles, 24 dissertations, and 5 theses. The data werecollected from the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) and the CAPES Portal of Journals. The research identified two major areas of investigation: Teacher Training and Pedagogical Practice. In the first area, the integration of Digital Information and Communication Technologies (DICT) in the teaching and learning process was highlighted, including studies on the relationship between children and Distance Education (EaD), the impact of technology on child development, and technological learning contexts. In the second area, focused on the Uses of Technology in Early Childhood Education, issues such as Assistive Technology, accessibility, public policies, and theoretical reflections on the use of technologies in early childhood education were explored.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.