Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Caetana Juracy Rezende | - |
dc.contributor.author | Gomes, Tatianne da Silva | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Tatianne da Silva. Sempre tem um corre a mais pra fazer: um estudo sobre as relações de escolaridade e trabalho da juventude negra. 2024. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho visa compreender como os processos históricos de instauração e naturalização do racismo no Brasil perpetuaram a exclusão e marginalização da juventude negra vistas atualmente nas esferas educacional e laboral. A pesquisa propõe investigar as problemáticas que afetam a realidade social dessa população, com o objetivo de compreender de que maneira o racismo como um elemento estrutural influencia as relações de educação e trabalho. Além disso, pretende-se problematizar as trajetórias frequentemente enfrentadas por essa juventude, destacando as implicações e desafios decorrentes desse contexto. Esta pesquisa possui o cunho qualitativo e foi desenvolvida através dos levantamentos bibliográficos e documental. Cada capítulo está organizado em seções que recebem o título de uma música, sendo o mesmo, introduzido por um trecho da letra-poesia como elemento condutor no desenvolvimento dos argumentos e reflexões apresentados. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Negros - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jovens negros | pt_BR |
dc.subject.keyword | Racismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cotas raciais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Negros - emprego | pt_BR |
dc.title | Sempre tem um corre a mais pra fazer : um estudo sobre as relações de escolaridade e trabalho da juventude negra | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-19T14:03:34Z | - |
dc.date.available | 2024-11-19T14:03:34Z | - |
dc.date.submitted | 2024-09-13 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40585 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work aims to understand how the historical processes of establishing and naturalization of racism in Brazil have perpetuated the exclusion and marginalization of Black youth as seen today in educational and labor spheres. The research proposes to investigate the issues affecting the social reality of this population, with the goal of understanding how racism as a structural element influences educational and work relationships. Additionally, it seeks to address the trajectories frequently faced by this youth, highlighting the implications and challenges arising from this context. This research is qualitative in nature and was developed through bibliographic and documentary surveys. Each chapter is organized into sections titled after a song, with each section introduced by an excerpt from the lyrics-poetry as a guiding element in the development of the arguments and reflections presented. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|