Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40585
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_TatianneDaSilvaGomes_tcc.pdf804,17 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Caetana Juracy Rezende-
dc.contributor.authorGomes, Tatianne da Silva-
dc.identifier.citationSILVA, Tatianne da Silva. Sempre tem um corre a mais pra fazer: um estudo sobre as relações de escolaridade e trabalho da juventude negra. 2024. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho visa compreender como os processos históricos de instauração e naturalização do racismo no Brasil perpetuaram a exclusão e marginalização da juventude negra vistas atualmente nas esferas educacional e laboral. A pesquisa propõe investigar as problemáticas que afetam a realidade social dessa população, com o objetivo de compreender de que maneira o racismo como um elemento estrutural influencia as relações de educação e trabalho. Além disso, pretende-se problematizar as trajetórias frequentemente enfrentadas por essa juventude, destacando as implicações e desafios decorrentes desse contexto. Esta pesquisa possui o cunho qualitativo e foi desenvolvida através dos levantamentos bibliográficos e documental. Cada capítulo está organizado em seções que recebem o título de uma música, sendo o mesmo, introduzido por um trecho da letra-poesia como elemento condutor no desenvolvimento dos argumentos e reflexões apresentados.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordNegros - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordJovens negrospt_BR
dc.subject.keywordRacismopt_BR
dc.subject.keywordCotas raciaispt_BR
dc.subject.keywordNegros - empregopt_BR
dc.titleSempre tem um corre a mais pra fazer : um estudo sobre as relações de escolaridade e trabalho da juventude negrapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-19T14:03:34Z-
dc.date.available2024-11-19T14:03:34Z-
dc.date.submitted2024-09-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40585-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work aims to understand how the historical processes of establishing and naturalization of racism in Brazil have perpetuated the exclusion and marginalization of Black youth as seen today in educational and labor spheres. The research proposes to investigate the issues affecting the social reality of this population, with the goal of understanding how racism as a structural element influences educational and work relationships. Additionally, it seeks to address the trajectories frequently faced by this youth, highlighting the implications and challenges arising from this context. This research is qualitative in nature and was developed through bibliographic and documentary surveys. Each chapter is organized into sections titled after a song, with each section introduced by an excerpt from the lyrics-poetry as a guiding element in the development of the arguments and reflections presented.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.