Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/40579Arquivos neste item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2024_BrunaDeOliveiraLima_tcc.pdf | 313,92 kB | Adobe PDF | ver/abrir |
| Título: | Caminhos pedagógicos entre a sala de aula e o museu |
| Autor(es): | Lima, Bruna de Oliveira |
| Orientador(es): | Bareicha, Paulo Sérgio de Andrade |
| Assunto: | Educação Museus Aprendizagem lúdica Metodologia iterativa |
| Data de apresentação: | 31-Out-2024 |
| Data de publicação: | 19-Nov-2024 |
| Referência: | LIMA, Bruna de Oliveira. Caminhos pedagógicos entre a sala de aula e o museu. 2024. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
| Resumo: | Este artigo discute a importância de integrar o espaço da sala de aula com o ambiente externo, especialmente aos museus, como uma estratégia pedagógica includente. Como pesquisa, o trabalho explora as dificuldades e os benefícios de se utilizar museus como equipamentos no processo educacional, destacando sua relevância para o desenvolvimento estético e intelectual dos alunos. Partindo de experiências pessoais (memorial) são identificadas metodologias pedagógicas que podem ser aplicadas em visitas e são analisadas a formas de interação dos estudantes com artefatos culturais salientando a potência inovadora da estratégia pedagógica. O museu é apresentado como espaço de aprendizagem complementar, que oferece novas perspectivas interdisciplinar e promove um ambiente de investigação e descoberta. Através da observação crítica, destaca-se a contribuição da atividade para a construção de saberes e para o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais. Finalmente são abordadas as funções “informais” dos museus na formação complementar, sugerindo que este aprendizado pode acompanhar o estudante no futuro, tornando-o frequentador desse espaço onde pulsa a cultura. |
| Abstract: | This article discusses the importance of integrating the classroom space with the external environment, especially museums, as an inclusive pedagogical strategy. As a research, the work explores the difficulties and benefits of using museums as equipment in the educational process, highlighting their relevance for the aesthetic and intellectual development of students. Starting from personal experiences (memorial), pedagogical methodologies are identified that can be applied in visits and forms of interaction of students with cultural artifacts are analyzed, highlighting the innovative power of the pedagogical strategy. The museum is presented as a space for complementary learning, which offers new interdisciplinary perspectives and fosters an environment of inquiry and discovery. Through critical observation, the contribution of the activity to the construction of knowledge and to the development of cognitive and socio-emotional skills is highlighted. Finally, the "informal" functions of museums in complementary education are addressed, suggesting that this learning can accompany the student in the future, making him a frequent visitor to this space where culture pulsates. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. |
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
| Aparece na Coleção: | Pedagogia |
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.