Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40578
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_AmandaCarolineSousaMartins_tcc.pdf322,61 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMourão, Ireuda da Costa-
dc.contributor.authorMartins, Amanda Caroline Sousa-
dc.identifier.citationMARTINS, Amanda Caroline Sousa. Entre si e o outro: a identidade docente em construção no Programa Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia da Universidade de Brasília. 2024. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho final de curso tem como objetivo analisar o conteúdo dos relatórios de licenciandos que participaram do Programa Residência Pedagógica do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília, para refletir sobre a constituição da Identidade Docente na Formação Inicial do Professor. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa documental, exploratória e de abordagem qualitativa. É documental porque fonte deste trabalho foram cinco relatórios de experiência enviados à Capes no ano de 2024. Exploratória porque buscou-se entender como estava acontecendo o processo de identidade docente. De abordagem qualitativa, porque procuram-se os significados atribuídos às experiências. A fundamentação teórica baseou-se nas contribuições de Dubar (2005), Ciampa (1994), sobre a identidade; Pimenta (2009) sobre identidade docente; Imbernón (2002) sobre formação docente; Farias et al. (2009) sobre elementos identitários; e os saberes docentes categorizados por Pimenta (2009). A análise dos relatórios indicou uma identidade docente que é social, coletiva e também individual, a constituição da identidade docente se realiza nas relações com os pares, neste caso professoras e preceptoras, residentes e crianças, e na reflexão consigo, assim sendo, entre si e o outro. Portanto, conclui-se que atividades descritas nos relatórios como participação em reuniões, observações da prática docente e das crianças, planejamento e regências, elaboração de materiais pedagógicos, escrita no diário de bordo, entre outros, foram fundamentais para a constituição dos saberes e de identidades docentes que apontam para a formação de um professor com autonomia, criticidade, criatividade e compromisso com a formação dos sujeitos considerando os contextos sociais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDocênciapt_BR
dc.subject.keywordDocência em formaçãopt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB) - Pedagogiapt_BR
dc.titleEntre si e o outro : a identidade docente em construção no Programa Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-19T11:16:38Z-
dc.date.available2024-11-19T11:16:38Z-
dc.date.submitted2024-10-25-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40578-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This capstone project has a main focus to analyze the report content of the graduates who participated in the Pedagogical Residency Program from the Pedagogy Course of University of Brasilia, to reflect about the constitution of the Teacher Identity in the Initial Training of the Teacher. In relation to the methodology it is based on documentary, exploratory research and a qualitative approach. It is a documentary research because the main source of this project were five experience reports sent to Capes in the year of 2024. Exploratory, because it sought to comprehend how the teaching identity process was happening. The qualitative approach is because it looks for the meanings assigned to the experiences. The theoretical foundation was based on the input of Dubar (2005), Ciampa (1994), about identity; Pimenta (2009) about the teaching identity; Imbernón (2002) on teaching training; Farias et al. (2009) on identity elements; and the teaching knowledge highlighted by Pimenta (2009). The analysis on the reports indicated a social, collective and also individual teaching identity, the constitution of teaching identity is realized in relationships with peers, in this case teachers and preceptor, residents and children, and self reflection, this being between oneself and the other. Therefore, it concludes that activities described in the reports such as meeting participations, teaching practice observation and the children, planning and regency, pedagogical material planning, logbook writing, among others, were fundamental for the constitution of knowledge and teaching identities that look towards shaping a teacher with autonomy, criticality, creativity and commitment with the formation of subjects considering social contexts.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.