Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mourão, Ireuda da Costa | - |
dc.contributor.author | Martins, Amanda Caroline Sousa | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Amanda Caroline Sousa. Entre si e o outro: a identidade docente em construção no Programa Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia da Universidade de Brasília. 2024. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho final de curso tem como objetivo analisar o conteúdo dos relatórios de
licenciandos que participaram do Programa Residência Pedagógica do curso de Pedagogia da
Universidade de Brasília, para refletir sobre a constituição da Identidade Docente na
Formação Inicial do Professor. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa documental,
exploratória e de abordagem qualitativa. É documental porque fonte deste trabalho foram
cinco relatórios de experiência enviados à Capes no ano de 2024. Exploratória porque
buscou-se entender como estava acontecendo o processo de identidade docente. De
abordagem qualitativa, porque procuram-se os significados atribuídos às experiências. A
fundamentação teórica baseou-se nas contribuições de Dubar (2005), Ciampa (1994), sobre a
identidade; Pimenta (2009) sobre identidade docente; Imbernón (2002) sobre formação
docente; Farias et al. (2009) sobre elementos identitários; e os saberes docentes categorizados
por Pimenta (2009). A análise dos relatórios indicou uma identidade docente que é social,
coletiva e também individual, a constituição da identidade docente se realiza nas relações com
os pares, neste caso professoras e preceptoras, residentes e crianças, e na reflexão consigo,
assim sendo, entre si e o outro. Portanto, conclui-se que atividades descritas nos relatórios
como participação em reuniões, observações da prática docente e das crianças, planejamento e
regências, elaboração de materiais pedagógicos, escrita no diário de bordo, entre outros,
foram fundamentais para a constituição dos saberes e de identidades docentes que apontam
para a formação de um professor com autonomia, criticidade, criatividade e compromisso
com a formação dos sujeitos considerando os contextos sociais. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Docência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Docência em formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogos - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) - Pedagogia | pt_BR |
dc.title | Entre si e o outro : a identidade docente em construção no Programa Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia da Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-19T11:16:38Z | - |
dc.date.available | 2024-11-19T11:16:38Z | - |
dc.date.submitted | 2024-10-25 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40578 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This capstone project has a main focus to analyze the report content of the graduates who
participated in the Pedagogical Residency Program from the Pedagogy Course of University
of Brasilia, to reflect about the constitution of the Teacher Identity in the Initial Training of
the Teacher. In relation to the methodology it is based on documentary, exploratory research
and a qualitative approach. It is a documentary research because the main source of this
project were five experience reports sent to Capes in the year of 2024. Exploratory, because it
sought to comprehend how the teaching identity process was happening. The qualitative
approach is because it looks for the meanings assigned to the experiences. The theoretical
foundation was based on the input of Dubar (2005), Ciampa (1994), about identity; Pimenta
(2009) about the teaching identity; Imbernón (2002) on teaching training; Farias et al. (2009)
on identity elements; and the teaching knowledge highlighted by Pimenta (2009). The
analysis on the reports indicated a social, collective and also individual teaching identity, the
constitution of teaching identity is realized in relationships with peers, in this case teachers
and preceptor, residents and children, and self reflection, this being between oneself and the
other. Therefore, it concludes that activities described in the reports such as meeting
participations, teaching practice observation and the children, planning and regency,
pedagogical material planning, logbook writing, among others, were fundamental for the
constitution of knowledge and teaching identities that look towards shaping a teacher with
autonomy, criticality, creativity and commitment with the formation of subjects considering
social contexts. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|