Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Legnani, Viviane Neves | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Débora Basílio da Silva | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Débora Basílio da Silva. Comunicação não violenta (CNV) como prática orientadora na rede pública do Distrito Federal. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho se refere à profissão de Orientação Educacional no Brasil, mais
especificamente no DF. A reflexão que ora buscamos partilhar traz como ponto de partida os
estudos de Grinspun (2003) acerca da profissão, relatos e diálogos bibliográficos de seu
percurso, de sua história no Brasil para então discutirmos sobre um relato de experiência em
uma escola pública no DF. Alguns questionamentos nos surgem de antemão: O que é
Orientação Educacional? Quem é o profissional orientador educacional? Como se deu seu
percurso ao longo de sua existência? Tentaremos respondê-las ao longo deste trabalho,
ressaltando suas perdas e conquistas. A experiência com base em minhas observações dentro
de uma instituição pública do Distrito Federal nos revela a potência da Comunicação Não
Violenta (CNV) criada por Marshall B. Rosenberg, pois sua utilização impacta as
experiências e relações escolares. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação - Distrito Federal | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação - função social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação para a paz | pt_BR |
dc.subject.keyword | Orientação educacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Violência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunicação não violenta | pt_BR |
dc.title | Comunicação não violenta (CNV) como prática orientadora na rede pública do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-19T11:05:26Z | - |
dc.date.available | 2024-11-19T11:05:26Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-22 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40577 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work refers to the profession of Educational Guidance in Brazil, more specifically
in the DF. The reflection that we seek to share now takes as a starting point the studies of
Grinspun (2003) about the profession, reports and bibliographic dialogues about his career,
his history in Brazil, so that we can then discuss an account of his experience in a public
school in DF. Some questions arise beforehand: What is Educational Guidance? Who is the
professional educational counselor? How did your journey unfold throughout your existence?
We will try to answer them throughout this work, highlighting their losses and achievements.
The experience based on my observations within a public institution in the Federal District
reveals to us the power of Non-Violent Communication (NCV) created by Marshall B.
Rosenberg, as its use impacts school experiences and relationships. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|