Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40577
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_DeboraBasilioDaSilvaRodrigues_tcc.pdf282,99 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLegnani, Viviane Neves-
dc.contributor.authorGonçalves, Débora Basílio da Silva-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Débora Basílio da Silva. Comunicação não violenta (CNV) como prática orientadora na rede pública do Distrito Federal. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho se refere à profissão de Orientação Educacional no Brasil, mais especificamente no DF. A reflexão que ora buscamos partilhar traz como ponto de partida os estudos de Grinspun (2003) acerca da profissão, relatos e diálogos bibliográficos de seu percurso, de sua história no Brasil para então discutirmos sobre um relato de experiência em uma escola pública no DF. Alguns questionamentos nos surgem de antemão: O que é Orientação Educacional? Quem é o profissional orientador educacional? Como se deu seu percurso ao longo de sua existência? Tentaremos respondê-las ao longo deste trabalho, ressaltando suas perdas e conquistas. A experiência com base em minhas observações dentro de uma instituição pública do Distrito Federal nos revela a potência da Comunicação Não Violenta (CNV) criada por Marshall B. Rosenberg, pois sua utilização impacta as experiências e relações escolares.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação - Distrito Federalpt_BR
dc.subject.keywordEducação - função socialpt_BR
dc.subject.keywordEducação para a pazpt_BR
dc.subject.keywordOrientação educacionalpt_BR
dc.subject.keywordViolênciapt_BR
dc.subject.keywordComunicação não violentapt_BR
dc.titleComunicação não violenta (CNV) como prática orientadora na rede pública do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-19T11:05:26Z-
dc.date.available2024-11-19T11:05:26Z-
dc.date.submitted2023-12-22-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40577-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present work refers to the profession of Educational Guidance in Brazil, more specifically in the DF. The reflection that we seek to share now takes as a starting point the studies of Grinspun (2003) about the profession, reports and bibliographic dialogues about his career, his history in Brazil, so that we can then discuss an account of his experience in a public school in DF. Some questions arise beforehand: What is Educational Guidance? Who is the professional educational counselor? How did your journey unfold throughout your existence? We will try to answer them throughout this work, highlighting their losses and achievements. The experience based on my observations within a public institution in the Federal District reveals to us the power of Non-Violent Communication (NCV) created by Marshall B. Rosenberg, as its use impacts school experiences and relationships.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.