Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40576
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_LaviniaMariaMirandaMundim_tcc.pdf471,14 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Por uma filosofia criativa : contribuições de Deleuze e Guattari para o ensino de filosofia
Autor(es): Mundim, Lavínia Maria Miranda
Orientador(es): Basali, Rogério Alessandro de Mello
Assunto: Filosofia - estudo e ensino
Deleuze, Gilles, 1925-
Data de apresentação: 19-Set-2024
Data de publicação: 18-Nov-2024
Referência: MUNDIM, Lavínia Maria Miranda. Por uma filosofia criativa: contribuições de Deleuze e Guattari para o ensino de filosofia. 2024. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O presente trabalho investiga as contribuições dos filósofos franceses Gilles Deleuze e Félix Guattari para o ensino de filosofia. A fim de entender o que é isto que chamamos filosofia, aproxima-se as definições de Deleuze e Guattari de uma filosofia como criação de conceitos à educação e o ensino de filosofia enquanto componente curricular. Este estudo realoca os conceitos criados pelos filósofos no território da educação, com o auxílio do filósofo brasileiro Sílvio Gallo, e considera o currículo em movimento do Novo Ensino Médio no Distrito Federal, bem como experiências vivenciadas no Projeto de Iniciação à Docência da Universidade de Brasília (PIBIDUnB). O problema que orientou este trabalho tenta entender como as filosofias de Deleuze e Guattari podem ampliar o debate em torno do ensino de filosofia no ensino básico, através de ideias como criação de conceitos, plano de imanência e rizoma. Observou-se que as filosofias deleuzo-guattariana propiciam aproximações ao ensino de filosofia como experiência criativa, além de traçar certas conformidades com o Currículo em Movimento do Distrito Federal. Conclui-se que as ideias de Deleuze e Guattari constituem um caminho possível para o ensino de filosofia como experimentação de conceitos.
Abstract: This study explores the contributions of French philosophers Gilles Deleuze and Félix Guattari to the teaching of philosophy. It aims to understand what constitutes philosophy by aligning Deleuze and Guattari's conceptualizations of philosophy as the creation of concepts with educational practices and the philosophy curriculum. The study recontextualizes the philosophers' ideas withinthe educational domain, utilizing the insights of Brazilian philosopher Sílvio Gallo, and considering the dynamic curriculum of the New High School in the Federal District, as well as experiences gained within the project PIBID-UnB. The central inquiry investigates how Deleuze and Guattari’s philosophical concepts, such as concept creation, the plane of immanence, and rhizome, can expand the discourse on teaching philosophy at the basic education level. The findings suggest that Deleuzian-Guattarian philosophy provides a framework for approaching philosophy teaching as a creative and experimental process, whilealso aligning with aspects of the evolving curriculum in the Federal District. The study concludes that the ideas of Deleuze and Guattari offer a promising avenue for teaching philosophy through conceptual experimentation.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.