Título: | Uma filosofia da imanência : Espinosa entre descartes e Leibniz |
Autor(es): | Santos, Ana Carla Andrade dos |
Assunto: | Religião Religiosidade |
Data de apresentação: | 23-Set-2024 |
Data de publicação: | 18-Nov-2024 |
Referência: | SANTOS, Ana Carla Andrade dos. Uma filosofia da imanência: Espinosa entre descartes e Leibniz. 2024. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | A filosofia moderna do século XVII travava uma batalha contra um inimigo em comum: a filosofia escolástica. Descartes, com o objetivo de encontrar uma base segura para o progresso da ciência, tomou uma atitude radical ao renunciar a todo o conhecimento que havia adquirido anteriormente na escola e duvidar até mesmo das informações transmitidas por seus próprios sentidos. Ele buscava reconstruir um saber realmente seguro, que fosse claro e distinto, e sobre o qual ninguém pudesse levantar dúvidas. Espinosa, por sua vez, estava imerso no pensamento cartesiano e, embora concordasse com Descartes em vários pontos, tornou-se também um crítico de seu projeto, desenvolvendo uma filosofia própria que pode ser considerada tão inovadora para a época quanto o próprio sistema cartesiano. Por outro lado, havia ainda outro grande
filósofo, que se refere tanto a Descartes quanto a Espinosa: Leibniz. Além de filósofo, Leibniz era um matemático brilhante. Diferentemente dos outros dois, ele não achou necessário abandonar todo o conhecimento medieval e baseou sua ética e moral nos princípios cristãos, mantendo uma conexão mais estreita com a tradição. No que segue, exploraremos alguns conceitos: Deus, necessidade, liberdade e finalismo, os quais ao mesmo tempo conectam e diferenciam os três filósofos mencionados, mas em particular
nos permitem observar com maior detalhe a particularidade/radicalidade de Espinoza em face de seu contexto |
Abstract: | Modern philosophy of the 17th century waged a battle against a common enemy: scholastic philosophy. Descartes, with the goal of finding a secure foundation for the progress of science, took a radical approach: he renounced all knowledge he had previously acquired and doubted even the information conveyed by his own senses. He sought to reconstruct a truly secure knowledge, one that was clear and distinct, and about which no one could raise any more doubts. Spinoza, in turn, was immersed in Cartesian thought, and although he agreed with Descartes on several points, he also became a critic of his project, and developed his own philosophy, which can be considered as innovative for the time as the Cartesian system itself. On the other hand, there was yet another great philosopher, who related both to Descartes and Spinoza: Leibniz. Besides being a philosopher, Leibniz was a brilliant mathematician. Unlike the other two, he did not find it necessary to abandon all medieval knowledge and basedhis ethics and morals on Christian principles, maintaining a closer connection to tradition. In the following, we will explore some concepts: God, necessity, freedom and
finalism, which both connect and distinguish the three philosophers mentioned, but in particular allow us to observe to some detail Spinoza’s particularity/radicality in contrast with his context. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2024. |
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Aparece na Coleção: | Filosofia - Graduação
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