Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Shayani, Rafael Amaral | - |
dc.contributor.author | Matos, Anne Caroline Ramos de | - |
dc.identifier.citation | MATOS, Anne Caroline Ramos de. Viabilidade sustentável: transformando escolas com energia solar fotovoltaica uma análise técnica, econômica e ambiental para o Centro de Ensino Médio 02 Ceilândia. 2023. 137 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | As sucessivas preocupações acerca das mudanças climáticas e a necessidade de implantação de
medidas que transformem esse cenário, tem-se tornado uma prioridade global. Nesse contexto,
surge nas instituições de ensino um incentivo a projetos que vislumbrem um impacto significativo
para a temática. Aliado a iniciativa, este trabalho de conclusão de curso visa auxiliar o Distrito
Federal na mitigação de CO2 por meio de um projeto técnico para implementação de um sistema
fotovoltaico em uma escola pública modelo. A metodologia do estudo envolve uma abordagem
técnica para duas possibilidades de sistemas On-Grid, incorporando uma análise econômica que
ateste a viabilidade de cada investimento, um diagnóstico ambiental que demonstre os impactos
associados a instalação do arranjo fotovoltaico e uma proposta educacional que proporcione uma
maior consciência ambiental na formação base da comunidade local. O objetivo é superar os
desafios pertinentes ao processo de desenvolvimento de um projeto fotovoltaico em instituições
públicas, abordando a sua larga cooperação com as inquietações acerca do meio ambiente. O
estudo considerou o Centro de Ensino Médio 02 da Ceilândia, e as propostas levantadas são
concebidas a partir do consumo energético da escola e das ideias discutidas em conjunto com o
corpo docente da escola. A situação de projeto 1 propõe um SFV de 60,63 kWp, a ser instalado no
telhado da própria edificação, com o intuito de reduzir o consumo total do CEM02 e a situação 2
propõe um SFV de 367,57 kWp, instalado no solo, na área disponível indicada pelos responsáveis
da escola, visando reduzir o consumo de 6 escolas incluindo o CEM02. Para ambos os projetos,
o tempo de retorno do investimento foi estimado em menos de 3 anos e o lucro obtido após o
período de garantia de 25 anos, entre 270% e 215%, o que demonstra claramente a vantagem de
execução do investimento. Ao identificar as oportunidades atreladas ao sistema solar na escola
modelo, a pesquisa incentiva a aplicação de capital em energias renováveis em demais instituições
de ensino, inspirando futuros estudos e iniciativas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mudanças climáticas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Energia fotovoltaica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Energia - fontes alternativas | pt_BR |
dc.title | Viabilidade sustentável : transformando escolas com energia solar fotovoltaica uma análise técnica, econômica e ambiental para o Centro de Ensino Médio 02 Ceilândia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-18T14:19:58Z | - |
dc.date.available | 2024-11-18T14:19:58Z | - |
dc.date.submitted | 2023-12-22 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40556 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Concerns about climate change and the need to implement measures that transform this scenario
have become a global priority. In this context, educational institutions are encouraging projects
that envision a significant impact on the subject. In line with this initiative, this undergraduate
thesis aims to assist the Federal District in mitigating CO2 through a technical project for the
implementation of a photovoltaic system in a model public school. The study’s methodology in-
volves a technical approach to two possibilities of On-Grid systems, incorporating an economic
analysis to confirm the feasibility of each investment, an environmental diagnosis demonstrating
the impacts associated with the installation of the photovoltaic array, and an educational propo-
sal providing greater environmental awareness in the basic education of the local community.
The goal is to overcome the challenges related to the development of a photovoltaic project in
public institutions, addressing its broad cooperation with concerns about the environment. The
study considered the Centro de Ensino Médio 02 in Ceilândia, and the proposals are based on
the school’s energy consumption and ideas discussed in collaboration with the school’s faculty.
Project situation 1 proposes a PV system of 60,63 kWp, to be installed on the roof of the buil-
ding, with the aim of reducing the total consumption of CEM02. Project situation 2 proposes a
PV system of 367,57 kWp, installed on the ground, in the available area indicated by the school
authorities, aiming to reduce the consumption of 6 schools, including CEM02. For both projects,
the payback period was estimated to be less than 3 years, and the profit obtained after the 25-year
warranty period ranges between 270% and 215%, clearly demonstrating the advantage of execu-
ting the investment. By identifying opportunities associated with solar power in the model school,
the research encourages the investment in renewable energy in other educational institutions, ins-
piring future studies and initiatives. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Elétrica
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