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dc.contributor.advisorShayani, Rafael Amaral-
dc.contributor.authorMatos, Anne Caroline Ramos de-
dc.identifier.citationMATOS, Anne Caroline Ramos de. Viabilidade sustentável: transformando escolas com energia solar fotovoltaica uma análise técnica, econômica e ambiental para o Centro de Ensino Médio 02 Ceilândia. 2023. 137 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2023.pt_BR
dc.description.abstractAs sucessivas preocupações acerca das mudanças climáticas e a necessidade de implantação de medidas que transformem esse cenário, tem-se tornado uma prioridade global. Nesse contexto, surge nas instituições de ensino um incentivo a projetos que vislumbrem um impacto significativo para a temática. Aliado a iniciativa, este trabalho de conclusão de curso visa auxiliar o Distrito Federal na mitigação de CO2 por meio de um projeto técnico para implementação de um sistema fotovoltaico em uma escola pública modelo. A metodologia do estudo envolve uma abordagem técnica para duas possibilidades de sistemas On-Grid, incorporando uma análise econômica que ateste a viabilidade de cada investimento, um diagnóstico ambiental que demonstre os impactos associados a instalação do arranjo fotovoltaico e uma proposta educacional que proporcione uma maior consciência ambiental na formação base da comunidade local. O objetivo é superar os desafios pertinentes ao processo de desenvolvimento de um projeto fotovoltaico em instituições públicas, abordando a sua larga cooperação com as inquietações acerca do meio ambiente. O estudo considerou o Centro de Ensino Médio 02 da Ceilândia, e as propostas levantadas são concebidas a partir do consumo energético da escola e das ideias discutidas em conjunto com o corpo docente da escola. A situação de projeto 1 propõe um SFV de 60,63 kWp, a ser instalado no telhado da própria edificação, com o intuito de reduzir o consumo total do CEM02 e a situação 2 propõe um SFV de 367,57 kWp, instalado no solo, na área disponível indicada pelos responsáveis da escola, visando reduzir o consumo de 6 escolas incluindo o CEM02. Para ambos os projetos, o tempo de retorno do investimento foi estimado em menos de 3 anos e o lucro obtido após o período de garantia de 25 anos, entre 270% e 215%, o que demonstra claramente a vantagem de execução do investimento. Ao identificar as oportunidades atreladas ao sistema solar na escola modelo, a pesquisa incentiva a aplicação de capital em energias renováveis em demais instituições de ensino, inspirando futuros estudos e iniciativas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMudanças climáticaspt_BR
dc.subject.keywordEnergia fotovoltaicapt_BR
dc.subject.keywordEnergia - fontes alternativaspt_BR
dc.titleViabilidade sustentável : transformando escolas com energia solar fotovoltaica uma análise técnica, econômica e ambiental para o Centro de Ensino Médio 02 Ceilândiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-11-18T14:19:58Z-
dc.date.available2024-11-18T14:19:58Z-
dc.date.submitted2023-12-22-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40556-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Concerns about climate change and the need to implement measures that transform this scenario have become a global priority. In this context, educational institutions are encouraging projects that envision a significant impact on the subject. In line with this initiative, this undergraduate thesis aims to assist the Federal District in mitigating CO2 through a technical project for the implementation of a photovoltaic system in a model public school. The study’s methodology in- volves a technical approach to two possibilities of On-Grid systems, incorporating an economic analysis to confirm the feasibility of each investment, an environmental diagnosis demonstrating the impacts associated with the installation of the photovoltaic array, and an educational propo- sal providing greater environmental awareness in the basic education of the local community. The goal is to overcome the challenges related to the development of a photovoltaic project in public institutions, addressing its broad cooperation with concerns about the environment. The study considered the Centro de Ensino Médio 02 in Ceilândia, and the proposals are based on the school’s energy consumption and ideas discussed in collaboration with the school’s faculty. Project situation 1 proposes a PV system of 60,63 kWp, to be installed on the roof of the buil- ding, with the aim of reducing the total consumption of CEM02. Project situation 2 proposes a PV system of 367,57 kWp, installed on the ground, in the available area indicated by the school authorities, aiming to reduce the consumption of 6 schools, including CEM02. For both projects, the payback period was estimated to be less than 3 years, and the profit obtained after the 25-year warranty period ranges between 270% and 215%, clearly demonstrating the advantage of execu- ting the investment. By identifying opportunities associated with solar power in the model school, the research encourages the investment in renewable energy in other educational institutions, ins- piring future studies and initiatives.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



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