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Título: Metodologia simplificada para o desenvolvimento de foguete de sondagem com motor foguete a propelentes híbridos : trajetografia
Autor(es): Araujo, Lucio Flavio Ferreira de
Orientador(es): Veras, Carlos Alberto Gurge
Assunto: Foguete
Propulsão híbrida
Data de apresentação: 12-Nov-2021
Data de publicação: 18-Nov-2024
Referência: ARAUJO, Lucio Flavio Ferreira de. Metodologia simplificada para o desenvolvimento de foguete de sondagem com motor foguete a propelentes híbridos: trajetografia. 2021. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Nesse projeto foram abordados alguns dos principais conceitos e subsistemas de um foguete de sondagem com propulsão híbrida, onde teve-se como o foco principal o desenvolvimento de uma ferramenta para análises preliminares da trajetografia desses foguetes, utilizando o software Engineering Equation Solver (EES). Foram introduzidos métodos e parâmetros para o cálculo das forças de arrasto, gravitacional e empuxo durante o voo, assim como métodos para a estimação de massa dos componentes e a modelagem de um sistema de recuperação por paraquedas. A ferramenta foi validada utilizando uma solução analítica para voo de foguetes verticais e através da simulação de um voo real, utilizando os parâmetros disponíveis para esse voo, onde obteve-se erros relativamente baixos em ambas as validações. Por fim, foram feitas as simulações de dois modelos de foguetes teóricos baseando-se nas especificações de duas categorias da competição Intercollegiate Rocket Engineering Competition (IREC), onde ambos cumpriram com os seus objetivos. No geral, os resultados obtidos nas simulações obtiveram coerência com a metodologia e conceitos teóricos abordados, comprovando a eficácia da ferramenta.
Abstract: In this project, some of the main concepts and subsystems of a sounding rocket with hybrid propulsion were adressed, where the main focus was the development of a tool for preliminary analysis of the tra- jectory of these rockets, using the Engineering Equation Solver (EES) software. Methods and parameters for calculating drag, gravitational and thrust forces during flight were introduced, as well as methods for estimating component mass and modeling a parachute recovery system. The tool was validated using an analytical solution for vertical rocket flight and by simulating a real flight, using the parameters available for that flight, where relatively low errors were obtained in both validations. Finally, simulations of two theoretical rocket models were carried out based on the specifications of two categories of the competition Intercollegiate Rocket Engineering Competition (IREC), where both fulfill their missions. Overall, the re- sults obtained in the simulations were consistent with the methodology and theoretical concepts discussed, proving the effectiveness of the tool.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2021.
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