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Título: O desenvolvimento dos saberes docentes na residência pedagógica Biologia-UnB após reestruturação nas políticas de formação de professores
Autor(es): Paredes, Maria Cândida Monteiro
Orientador(es): Falcomer, Viviane Aparecida da Silva
Assunto: Professores - formação
Professores de biologia - formação
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 14-Nov-2024
Referência: PAREDES, Maria Cândida Monteiro. O desenvolvimento dos saberes docentes na residência pedagógica Biologia-UnB após reestruturação nas políticas de formação de professores. 2019. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: Este trabalho é um estudo de caso com o objetivo de identificar como os saberes docentes foram desenvolvidos no subprograma Biologia da Residência Pedagógica (RP) na Universidade de Brasília. A partir de um questionário aplicado com os residentes, percebe-se que todos os saberes docentes são mobilizados de maneira interligada, por meio tanto da presença continuada na escola-campo quanto das reuniões de socialização e reflexão na IES. Por meio de observação participante e de entrevistas semiestruturadas com os orientadores e coordenadores dos atuais subprogramas PIBID-Bio e RP-Bio, foram traçadas comparações entre esses programas e o PIBID Biologia Animada, que estava em vigência anteriormente, bem como a disciplina estágio curricular. Tanto a mudança do edital quanto as mudanças de coordenação/orientação, projeto e cenário político interferiram nas mudanças observadas.
Abstract: This work is presented in the form of a case study and aims to identify how teacher knowledge was developed during the “Residencia Pedagógica” (RP) Biology subprogram at the University of Brasilia (UnB). From a questionnaire applied to the residents of this program, it’s possible to identify every teacher knowledge mobilized in an interconnected way, through both the continued participation in school-site activities and the pedagogical meetings for socialization and reflection at UnB. Through participant observation and semi-structured interviews with the advisors and coordinators of the current “PIBID-Bio” and “RP-Bio” subprograms, comparisons were drawn between these programs and “PIBID Biologia Animada”, which was previously in course, as well as the curricular pedagogical internship discipline. The change of the public selection notice but also the changes in coordination/orientation, project, and political scenario weighted on the observed changes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, 2019.
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