Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Falcomer, Viviane Aparecida da Silva | - |
dc.contributor.author | Paredes, Maria Cândida Monteiro | - |
dc.identifier.citation | PAREDES, Maria Cândida Monteiro. O desenvolvimento dos saberes docentes na residência pedagógica Biologia-UnB após reestruturação nas políticas de formação de professores. 2019. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2016. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho é um estudo de caso com o objetivo de identificar como os saberes
docentes foram desenvolvidos no subprograma Biologia da Residência Pedagógica (RP) na
Universidade de Brasília. A partir de um questionário aplicado com os residentes, percebe-se
que todos os saberes docentes são mobilizados de maneira interligada, por meio tanto da
presença continuada na escola-campo quanto das reuniões de socialização e reflexão na IES.
Por meio de observação participante e de entrevistas semiestruturadas com os orientadores e
coordenadores dos atuais subprogramas PIBID-Bio e RP-Bio, foram traçadas comparações
entre esses programas e o PIBID Biologia Animada, que estava em vigência anteriormente,
bem como a disciplina estágio curricular. Tanto a mudança do edital quanto as mudanças de
coordenação/orientação, projeto e cenário político interferiram nas mudanças observadas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de biologia - formação | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento dos saberes docentes na residência pedagógica Biologia-UnB após reestruturação nas políticas de formação de professores | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-14T12:57:04Z | - |
dc.date.available | 2024-11-14T12:57:04Z | - |
dc.date.submitted | 2019 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40534 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work is presented in the form of a case study and aims to identify how teacher
knowledge was developed during the “Residencia Pedagógica” (RP) Biology subprogram at
the University of Brasilia (UnB). From a questionnaire applied to the residents of this
program, it’s possible to identify every teacher knowledge mobilized in an interconnected
way, through both the continued participation in school-site activities and the pedagogical
meetings for socialization and reflection at UnB. Through participant observation and
semi-structured interviews with the advisors and coordinators of the current “PIBID-Bio” and
“RP-Bio” subprograms, comparisons were drawn between these programs and “PIBID
Biologia Animada”, which was previously in course, as well as the curricular pedagogical
internship discipline. The change of the public selection notice but also the changes in
coordination/orientation, project, and political scenario weighted on the observed changes. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
|