Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40533
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_StephanieDeSousaLima_tcc.pdf313,19 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Conflitos interpessoais na perspectiva da comunidade escolar na educação infantil e ensino fundamental I : uma revisão bibliográfica da produção acadêmica brasileira
Autor(es): Lima, Stephanie de Sousa
Orientador(es): Nunes, Alia Maria Barrios González
Assunto: Conflito interpessoal
Conflitos e confrontos
Ambiente escolar
Comunidade escolar
Data de apresentação: 16-Set-2024
Data de publicação: 14-Nov-2024
Referência: LIMA, Stephanie de Sousa. Conflitos interpessoais na perspectiva da comunidade escolar na educação infantil e ensino fundamental I: uma revisão bibliográfica da produção acadêmica brasileira. 2024. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O presente artigo expõe uma revisão bibliográfica qualitativa a respeito dos conflitos interpessoais na perspectiva da comunidade escolar na Educação Infantil e Ensino Fundamental. A finalidade da revisão bibliográfica foi de levantar a visão da comunidade escolar: alunos, gestão escolar, professores e familiares, em relação aos conflitos que ocorrem no ambiente escolar no período de 2019 a 2023. A pesquisa foi realizada por meio da base de dados da Scientific Electronic Library Online (SciELO). Os resultados da pesquisa evidenciam que os conflitos interpessoais fazem parte do dia-a-dia da escola e consequentemente, da vida escolar das crianças, contribuindo para o desenvolvimento social das mesmas. Para as crianças os conflitos são oportunidades para desenvolver suas habilidades sociais. Já para a gestão escolar e professoras, nos artigos analisados, tais situações acontecem com pouca regularidade, resultando em um ambiente equilibrado e que favorece a aprendizagem, pautado por meio de uma assertiva mediação de conflitos. Em contrapartida, a família adquire uma visão diferenciada, concedendo à escola a responsabilidade total pelo manejo de episódios que envolvem conflitos no ambiente escolar.
Abstract: This article presents a bibliographical review regarding interpersonal conflicts from the perspective of the school community in Early Childhood Education and Elementary Education. The purpose of the bibliographical review was to raise the vision of the school community: students, school management, teachers and families, in relation to conflicts that occur in the school environment in the period from 2019 to 2023. The research was carried out using the database of Scientific Electronic Library Online (SciELO). The research results show that interpersonal conflicts are part of everyday school life and, consequently, of children's school lives, contributing to their social development. For children, conflicts are opportunities to develop their social skills. As for school management and teachers, in the articles analyzed, such situations occur with little regularity, resulting in a balanced environment that favors learning, guided by assertive conflict mediation. On the other hand, the family acquires a different vision, granting the school full responsibility for managing episodes involving conflicts in the school environment.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.