Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40531
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_MayaraJamilliBatistaTeles_tcc.pdf499,38 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorNunes, Alia Maria Barrios González-
dc.contributor.authorTeles, Mayara Jamilli Batista-
dc.identifier.citationTELES, Mayara Jamilli Batista. Dificuldades e transtornos de aprendizagem durante o processo de alfabetização: uma revisão sistemática. 2024. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo apresenta uma revisão bibliográfica sobre as principais dificuldades de aprendizagem no campo da alfabetização. O tema foi escolhido com base na complexidade do processo de alfabetização e as dificuldades que podem aparecer, com a necessidade de compreender os principais aspectos através da revisão da literatura do Brasil na atualidade, dessa forma foram analisados artigos entre os anos de 2015 a 2023. O levantamento das publicações foi realizado na base de dados Scientific Electronic Library Online – Scielo. Durante o artigo foram apresentadas as diferenças entre os problemas e os transtornos de aprendizagem. A pesquisa se baseou na teoria da psicogênese da língua escrita de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1999) e também no DSM-5-TR para apresentar de forma clara os processos da aquisição da leitura/escrita e dos transtornos que influenciam esse processo. No final foram apresentados os resultados da pesquisa e as necessidades de mais pesquisas e estudos na área educacional sobre o tema para atuação de docentes e futuros docentes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem - dificuldadespt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleDificuldades e transtornos de aprendizagem durante o processo de alfabetização : uma revisão sistemáticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-14T11:24:06Z-
dc.date.available2024-11-14T11:24:06Z-
dc.date.submitted2024-09-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40531-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present study presents a literature review on the main learning difficulties in the field of literacy. The topic was chosen based on the complexity of the literacy process and the difficulties that may arise, with the need to understand the main aspects through a review of contemporary literature in Brazil. Thus, articles from the years 2015 to 2023 were analyzed. The survey of publications was carried out in the Scientific Electronic Library Online – Scielo database. Throughout the article, the differences between learning problems and disorders were discussed. The research was based on the psychogenesis of written language theory by Emília Ferreiro and Ana Teberosky (1999) and also on the DSM-5-TR to clearly present the processes of reading/writing acquisition and the disorders that influence this process. In the end, the research results were presented, along with the need for further research and studies in the educational field on the topic to aid current and future teachers.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.