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Título: Photometrix como instrumento analítico : uma proposta experimental para o ensino de Química
Autor(es): Ferreira, Vinicius Onésio
Orientador(es): Cortez, Jheniffer Micheline
Assunto: Química - estudo e ensino
Colorimetria
Experimentação
Data de apresentação: 4-Set-2024
Data de publicação: 13-Nov-2024
Referência: FERREIRA, Vinicius Onésio. Photometrix como instrumento analítico: uma proposta experimental para o ensino de Química. 2024. 85 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O trabalho aborda três temas relacionados ao ensino de Química: a experimentação, as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) e a colorimetria. A experimentação é uma ferramenta que permite aos estudantes interagirem com o conteúdo e consolidarem o conhecimento, mas enfrenta desafios como infraestrutura e formação docente. As TDICs são recursos que possibilitam melhorias no ensino e aprendizagem, mas exigem um uso crítico, ético e responsável. A colorimetria é uma técnica que utiliza a cor de uma solução para determinar a concentração de uma substância, envolvendo conceitos e habilidades químicas e favorecendo a contextualização e interdisciplinaridade do ensino. Considerando a interface entre esses temas, nosso objetivo foi propor e avaliar roteiros experimentais, nos quais são realizadas medições e experimentos colorimétricos, por meio do uso de smartphones, mais especificamente o aplicativo PhotoMetrix. Após a elaboração dos roteiros, foi realizado um estudo piloto com professores de Química em formação para avaliar o material e a viabilidade da utilização do aplicativo. Entre as vantagens destaca-se o baixo custo, fácil acesso, portabilidade, interatividade e versatilidade, dado que pode ser usada em diferentes contextos educacionais, estimulando o interesse e o desenvolvimento dos estudantes. No entanto, também apresenta desafios e limitações, como compatibilidade entre modelos e sistemas operacionais, qualidade e precisão dos sensores, confiabilidade dos dados, calibração e validação dos resultados e formação adequada dos professores para utilizar a ferramenta.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2024.
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