Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40530
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_ViniciusOnesioFerreira_tcc.pdf1,71 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCortez, Jheniffer Micheline-
dc.contributor.authorFerreira, Vinicius Onésio-
dc.identifier.citationFERREIRA, Vinicius Onésio. Photometrix como instrumento analítico: uma proposta experimental para o ensino de Química. 2024. 85 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho aborda três temas relacionados ao ensino de Química: a experimentação, as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) e a colorimetria. A experimentação é uma ferramenta que permite aos estudantes interagirem com o conteúdo e consolidarem o conhecimento, mas enfrenta desafios como infraestrutura e formação docente. As TDICs são recursos que possibilitam melhorias no ensino e aprendizagem, mas exigem um uso crítico, ético e responsável. A colorimetria é uma técnica que utiliza a cor de uma solução para determinar a concentração de uma substância, envolvendo conceitos e habilidades químicas e favorecendo a contextualização e interdisciplinaridade do ensino. Considerando a interface entre esses temas, nosso objetivo foi propor e avaliar roteiros experimentais, nos quais são realizadas medições e experimentos colorimétricos, por meio do uso de smartphones, mais especificamente o aplicativo PhotoMetrix. Após a elaboração dos roteiros, foi realizado um estudo piloto com professores de Química em formação para avaliar o material e a viabilidade da utilização do aplicativo. Entre as vantagens destaca-se o baixo custo, fácil acesso, portabilidade, interatividade e versatilidade, dado que pode ser usada em diferentes contextos educacionais, estimulando o interesse e o desenvolvimento dos estudantes. No entanto, também apresenta desafios e limitações, como compatibilidade entre modelos e sistemas operacionais, qualidade e precisão dos sensores, confiabilidade dos dados, calibração e validação dos resultados e formação adequada dos professores para utilizar a ferramenta.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordQuímica - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordColorimetriapt_BR
dc.subject.keywordExperimentaçãopt_BR
dc.titlePhotometrix como instrumento analítico : uma proposta experimental para o ensino de Químicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-13T19:28:26Z-
dc.date.available2024-11-13T19:28:26Z-
dc.date.submitted2024-09-04-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40530-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.