Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4052
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MayraMiranda.pdf1,32 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Beuys somos nós : escultura social para crianças
Autor(es): Miranda, Mayra
Orientador(es): Castro, Rosana Andréa Costa de
Assunto: Beuys, Joseph
Arte na educação
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 8-Nov-2012
Referência: MIRANDA, Mayra. Beuys somos nós: escultura social para crianças. 2011. 22 f. Monografia (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A filosofia de Joseph Beuys permeará este estudo servindo como objeto de pesquisa e justificando as ações didáticas propostas. Sobrevoando todo este trabalho, Beuys veio ao mundo provocar, meditar e ensinar sobre a essência da sua escolha mais cara: a própria arte. Como fiéis sem religião, inúmeros foram os que proporcionaram experiências estético-pedagógicas - influenciadas por maestros do século XX - no intento de estreitar as distâncias entre arte contemporânea e vida contemporânea. Este trabalho apresenta algumas propostas que seguem tal caminho, a serem avaliadas, perpetuadas, metamorfoseadas. Para que a experiência viva educacional com a arte contemporânea não se estabeleça apenas no âmbito universitário – como acontece atualmente, uma vez que a educação pública formal ainda não possui um bom currículo que aborde tal assunto, serão apresentados projetos a serem executadas com o público escolar, de ensino fundamental e médio. Propostas elaboradas e realizadas em um espaço de educação não formal, pela liberdade de abordagem e linguagem, no caso, o Espaço Cultural Marcantonio Vilaça localizado no Tribunal de Contas da União, na capital do país, Brasília. A escolha pelo artista como xamã da arte-educação contemporânea se justificará nos capítulos seguintes, culminando nas experiências pedagógicas por nós propostas à luz de seus ensinamentos. No primeiro capítulo apresentaremos o artista, Joseph Beuys, sua biografia e a relação que estabeleceu entre arte e vida através de seu próprio corpo. Em seguida sua prática como pedagogo, postura que tomou para disseminar suas postulações e logo alguns de seus trabalhos que foram escolhidos pela possibilidade de serem lidos como atividades educativas. Após a introdução ao artista serão expostas (e propostas) três oficinas de arte-educação abordando a arte contemporânea, onde tentarei expor que o caminho buscado nessas experiências tem como princípio a filosofia do artista eleito.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.4052
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons