Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4052
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MayraMiranda.pdf1,32 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCastro, Rosana Andréa Costa de-
dc.contributor.authorMiranda, Mayra-
dc.identifier.citationMIRANDA, Mayra. Beuys somos nós: escultura social para crianças. 2011. 22 f. Monografia (Licenciatura em Artes Plásticas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2011.en
dc.description.abstractA filosofia de Joseph Beuys permeará este estudo servindo como objeto de pesquisa e justificando as ações didáticas propostas. Sobrevoando todo este trabalho, Beuys veio ao mundo provocar, meditar e ensinar sobre a essência da sua escolha mais cara: a própria arte. Como fiéis sem religião, inúmeros foram os que proporcionaram experiências estético-pedagógicas - influenciadas por maestros do século XX - no intento de estreitar as distâncias entre arte contemporânea e vida contemporânea. Este trabalho apresenta algumas propostas que seguem tal caminho, a serem avaliadas, perpetuadas, metamorfoseadas. Para que a experiência viva educacional com a arte contemporânea não se estabeleça apenas no âmbito universitário – como acontece atualmente, uma vez que a educação pública formal ainda não possui um bom currículo que aborde tal assunto, serão apresentados projetos a serem executadas com o público escolar, de ensino fundamental e médio. Propostas elaboradas e realizadas em um espaço de educação não formal, pela liberdade de abordagem e linguagem, no caso, o Espaço Cultural Marcantonio Vilaça localizado no Tribunal de Contas da União, na capital do país, Brasília. A escolha pelo artista como xamã da arte-educação contemporânea se justificará nos capítulos seguintes, culminando nas experiências pedagógicas por nós propostas à luz de seus ensinamentos. No primeiro capítulo apresentaremos o artista, Joseph Beuys, sua biografia e a relação que estabeleceu entre arte e vida através de seu próprio corpo. Em seguida sua prática como pedagogo, postura que tomou para disseminar suas postulações e logo alguns de seus trabalhos que foram escolhidos pela possibilidade de serem lidos como atividades educativas. Após a introdução ao artista serão expostas (e propostas) três oficinas de arte-educação abordando a arte contemporânea, onde tentarei expor que o caminho buscado nessas experiências tem como princípio a filosofia do artista eleito.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordBeuys, Josephen
dc.subject.keywordArte na educaçãoen
dc.titleBeuys somos nós : escultura social para criançasen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2012-11-08T13:58:23Z-
dc.date.available2012-11-08T13:58:23Z-
dc.date.issued2012-11-08T13:58:23Z-
dc.date.submitted2011-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/4052-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.4052pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Plásticas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons