Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4051
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MaísaCardosoAniceto.pdf655,59 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de sobrevivência aplicada ao risco de crédito
Autor(es): Aniceto, Maísa Cardoso
Orientador(es): Fachini, Juliana Betini
Assunto: Risco de crédito
Fração de cura
Estatística matemática
Data de apresentação: 16-Dez-2011
Data de publicação: 8-Nov-2012
Referência: ANICETO, Maísa Cardoso. Análise de sobrevivência aplicada ao risco de crédito. 2011. 49 f., il. Monografia (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente trabalho tem o intuito de analisar dados de um plano de financiamento de uma instituição financeira atuante no mercado brasileiro, com vistas à análise de crédito sob a ótica da análise de sobrevivência, com o intuito de explorar principalmente o conceito de fração de cura. Essa abordagem de fração de cura no contexto de análises financeiras é algo não explorado e, portanto, este estudo objetiva também explorar este método para se conhecer o seu desempenho no contexto de uma grande base de dados de crédito com informações sobre empréstimos concedidos por uma instituição financeira brasileira. Para modelar as respostas foi considerada a distribuição log-logística por apresentar um bom ajuste ao conjunto de dados analisado quando comparado as distribuições usuais da teoria de sobrevivência. Ao considerar a presença de uma possível proporção de indivíduos curados foi proposto um modelo de regressão log-logístico com fração de cura. Para fazer a estimação dos parâmetros foi utilizado o método de máxima verossimilhança do proc nlmixed do software SAS. Dessa forma constatou-se que o modelo de regressão que considera a fração de curados se ajusta melhor aos dados do que o modelo que não considera a fração de curados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Exatas, Departamento de Estatística, 2011.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons