Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40500
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_HylaeaMiller_PalomaAlvim_tcc.pdf5,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Detecção de mudanças no uso e cobertura do solo nos Territórios especiais Amacro e Matopiba
Autor(es): Miller, Hylaea De Albuquerque
Alvim, Paloma Soares
Orientador(es): Baptista, Gustavo Macedo de Mello
Assunto: Solo - uso
Desmatamento
Data de apresentação: 19-Set-2024
Data de publicação: 12-Nov-2024
Referência: MILLER, Hylaea De Albuquerque; ALVIM, Paloma Soares. Detecção de mudanças no uso e cobertura do solo nos Territórios especiais Amacro e Matopiba. 2024. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: As mudanças no uso e cobertura do solo nas regiões AMACRO (Amazonas, Acre e Rondônia) e MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) têm apresentado grande incidências de atividades agropecuárias, indicando um crescimento de conversão de vegetação nativa. Pela associação com impactos ambientais diversos, faz-se necessário uma avaliação da evolução da perda de vegetação nativa ao longo dos anos. Esta pesquisa analisa as mudanças de uso e cobertura do solo nessas duas regiões e seus impactos ambientais, por meio de uma análise dos dados fornecidos pelo MapBiomas no período de 1985 a 2022. Para isto foi realizada uma análise estatística e descritiva do histórico de uso e cobertura do solo nas áreas de estudo, acompanhada por uma discussão sobre os impactos ambientais. Em ambas as regiões, observou-se uma diminuição da vegetação nativa e o crescimento da classe de uso “Agropecuária”. Na região AMACRO, a perda de "Formação Florestal" foi de aproximadamente 6 milhões de hectares, enquanto na MATOPIBA, a "Formação Savânica" perdeu 10,5 milhões de hectares e a "Formação Florestal" 4,3 milhões. O aumento das classes de “Agropecuária” no AMACRO chegou a 14,66%, enquanto no MATOPIBA foi de 21,96%. A pesquisa indicou possíveis impactos causados pela acelerada mudança no uso do solo, incluindo: desmatamento, degradação do solo, alteração e contaminação de mananciais, microclimas mais secos, perda de biomassa e emissões de carbono.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia, Departamento de Economia, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Ambientais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.