Título: | Efeitos de um programa de práticas circenses no desempenho físico de universitários |
Autor(es): | Carneiro, Jesiel Guilherme Marinho |
Orientador(es): | Melo, Lídia Mara Aguiar Bezerra de |
Assunto: | Força muscular Atividades circenses Atividade física Estudantes universitários |
Data de apresentação: | 20-Dez-2023 |
Data de publicação: | 12-Nov-2024 |
Referência: | CARNEIRO, Jesiel Guilherme Marinho. Efeitos de um programa de práticas circenses no desempenho físico de universitários. 2023. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. |
Resumo: | Ao ingressarem no ensino superior os jovens lidam com uma
responsabilidade horária acadêmica. A falta de atividades lúdicas e artísticas tem sido
reportado como uma das principais causas do sedentarismo que influenciam nos
níveis de atividade física dos jovens. Objetivo: verificar relação entre força muscular,
equilíbrio, flexibilidade, níveis de depressão e ansiedade, qualidade de vida, nível de
atividade física e sonolência diurna com um programa de práticas circenses em
universitários da universidade de Brasília. Metodologia: o presente estudo apresentase delineamento pré-experimental. Um total de 20 universitários participaram deste
estudo. Os indivíduos responderam aos questionários enviados online sobre a saúde
geral. A força de preensão palmar (FPP) foi coletada utilizando de um dinamômetro
analógico, o equilíbrio foi avaliado por meio do teste em “Y” e a flexibilidade da cadeia
muscular posterior foi realizada pelo teste de sentar e alcançar. Para análise dos
dados foi utilizado do teste de Wilcoxon pareado para comparação das medianas na
pré e pós-intervenção e o tamanho do efeito foi baseado na fórmula de r = 𝑧/√𝑛, foi
calculado e classificados como pequeno o valor de r =0,1, como médio o valor de r =
0,3, e como efeito grande o valor de r = 0,5. Resultados: houve um aumento
significativo da média de FPP esquerda e aumento significativo da distância alcançada
pelo teste de flexibilidade, ambos os testes com tamanho de efeito grande. Por outro
lado, apesar de não ter sido demonstrado aumento significativo nas variáveis do
equilíbrio, houve um tamanho de efeito grande para o deslocamento medial da perna
direita e tamanho de efeito médio para deslocamento anterior e medial da perna
esquerda. Conclusão: observa-se, portanto, que após a intervenção com as
atividades circenses foi possível observar melhora significativa na FPP da mão
esquerda, da flexibilidade, mas não nas variáveis de equilíbrios, apesar de essa última
demonstrar tamanho de efeitos prático de médio a grande. |
Abstract: | When entering higher education, young people are faced with a large
number of activities to be carried out, as well as several hours of study and this, to a
large extent, consumes the time spent on usual physical activity, decreasing
considerably. The lack of activities that involve leisure in a playful and artistic way has
been reported as one of the main causes associated with a sedentary lifestyle on the
part of this public, as the lack of interest in practicing any type of sport among university
students is real and is speculated to be able to influence the level of physical activity
and mental health. Purpose: to verify the relationship between muscular strength,
balance, flexibility, levels of depression and anxiety, quality of life, level of physical
activity and daytime sleepiness with a program of circus practices in university students
at the University of Brasília. Methods: the present study has a pre-experimental
design. A total of 20 university students participated in this study. Individuals
responded to questionnaires sent online about their general health. Handgrip strength
(HGS) was collected using an analog dynamometer, balance was assessed using the
“Y” test and flexibility of the posterior muscle chain was performed using the sit and
reach test. For data analysis, the paired Wilcoxon test was used to compare the
medians in the pre- and post-intervention and the effect size was based on the formula
r = z/√n, the value of r =0 was calculated and classified as small, 1, the value of r = 0.3
as medium, and the value of r = 0.5 as large effect. Results: there was a significant
increase in the mean left HGS and a significant increase in the distance achieved by
the flexibility test, both tests with a large effect size. On the other hand, although no
significant increase in balance variables was demonstrated, there was a large effect
size for medial displacement of the right leg and a medium effect size for anterior and
medial displacement of the left leg. Conclusion: it is therefore observed that after the
intervention with circus activities it was possible to observe a significant improvement
in the HGS of the left hand, flexibility, but not in the balance variables, despite the latter
demonstrating medium to large practical effect sizes |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.