Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Vieira, Lygianne Batista | - |
dc.contributor.author | Melo, Vitória Carolina Aguiar | - |
dc.identifier.citation | MELO, Vitória Carolina Aguiar. Contribuições de Maria Montessori para a construção do conceito de número. 2024. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo principal refletir sobre as contribuições de Maria Montessori
para o ensino de matemática. Como específicos, apresentar a biografia de Maria Montessori;
situar o método Montessori no Brasil; refletir sobre a influência do método no ensino de
matemática; relacionar os materiais montessorianos com a construção do conceito de número.
O estudo teórico e qualitativo teve objetivo exploratório-descritivo e procedimento
bibliográfico. Para o desenvolvimento do artigo, foi realizado um levantamento a respeito dos
métodos e materiais desenvolvidos por Montessori, retirados de artigos científicos, apostilas,
livros, dissertações, teses e sites educacionais. Para as atividades, temos como referência as
apostilas produzidas por Almeida. Sobre o conceito de número, utilizamos os estudos de
Piaget, Kamii e Lorenzato. Destacamos a importância de práticas pedagógicas com as
crianças que explorem os sentidos e a autonomia, por isso, os materiais pedagógicos se
tornam essenciais para o ensino e a aprendizagem da matemática. O método de ensino
proposto por Montessori se apresenta como possibilidade para que o aprendizado em
matemática seja facilitado, especialmente, em relação às atividades de construção do conceito
de número. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Montessori, Método de educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Material didático | pt_BR |
dc.subject.keyword | Número - conceito em crianças | pt_BR |
dc.title | Contribuições de Maria Montessori para a construção do conceito de número | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-12T14:00:46Z | - |
dc.date.available | 2024-11-12T14:00:46Z | - |
dc.date.submitted | 2024-09-27 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40492 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work's main objective is to reflect on Maria Montessori's contributions to the teaching of
mathematics. The specific objectives are to present the biography of Maria Montessori, to
situate the Montessori method in Brazil, to reflect on the influence of the method on
mathematics education, and to relate Montessori materials to the development of the concept
of number. For the development of the article, a survey was conducted on the methods and
materials developed by Montessori, drawn from scientific articles, handouts, books,
dissertations, theses, and educational websites. For the activities, we used the handouts
produced by Almeida as a reference. Regarding the concept of number, we relied on the
studies of Piaget, Kamii, and Lorenzato. We emphasize the importance of pedagogical
practices with children that explore their senses and autonomy, which is why pedagogical
materials become essential for teaching and learning mathematics. The teaching method
proposed by Montessori offers a possibility for facilitating the learning of mathematics,
especially in relation to activities involving the construction of the concept of number. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|