Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40492
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_VitoriaCarolinaAguiarMelo_tcc.pdf4,42 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorVieira, Lygianne Batista-
dc.contributor.authorMelo, Vitória Carolina Aguiar-
dc.identifier.citationMELO, Vitória Carolina Aguiar. Contribuições de Maria Montessori para a construção do conceito de número. 2024. 39 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo principal refletir sobre as contribuições de Maria Montessori para o ensino de matemática. Como específicos, apresentar a biografia de Maria Montessori; situar o método Montessori no Brasil; refletir sobre a influência do método no ensino de matemática; relacionar os materiais montessorianos com a construção do conceito de número. O estudo teórico e qualitativo teve objetivo exploratório-descritivo e procedimento bibliográfico. Para o desenvolvimento do artigo, foi realizado um levantamento a respeito dos métodos e materiais desenvolvidos por Montessori, retirados de artigos científicos, apostilas, livros, dissertações, teses e sites educacionais. Para as atividades, temos como referência as apostilas produzidas por Almeida. Sobre o conceito de número, utilizamos os estudos de Piaget, Kamii e Lorenzato. Destacamos a importância de práticas pedagógicas com as crianças que explorem os sentidos e a autonomia, por isso, os materiais pedagógicos se tornam essenciais para o ensino e a aprendizagem da matemática. O método de ensino proposto por Montessori se apresenta como possibilidade para que o aprendizado em matemática seja facilitado, especialmente, em relação às atividades de construção do conceito de número.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMontessori, Método de educaçãopt_BR
dc.subject.keywordMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subject.keywordMaterial didáticopt_BR
dc.subject.keywordNúmero - conceito em criançaspt_BR
dc.titleContribuições de Maria Montessori para a construção do conceito de númeropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-12T14:00:46Z-
dc.date.available2024-11-12T14:00:46Z-
dc.date.submitted2024-09-27-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40492-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work's main objective is to reflect on Maria Montessori's contributions to the teaching of mathematics. The specific objectives are to present the biography of Maria Montessori, to situate the Montessori method in Brazil, to reflect on the influence of the method on mathematics education, and to relate Montessori materials to the development of the concept of number. For the development of the article, a survey was conducted on the methods and materials developed by Montessori, drawn from scientific articles, handouts, books, dissertations, theses, and educational websites. For the activities, we used the handouts produced by Almeida as a reference. Regarding the concept of number, we relied on the studies of Piaget, Kamii, and Lorenzato. We emphasize the importance of pedagogical practices with children that explore their senses and autonomy, which is why pedagogical materials become essential for teaching and learning mathematics. The teaching method proposed by Montessori offers a possibility for facilitating the learning of mathematics, especially in relation to activities involving the construction of the concept of number.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.