Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40490
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_PetraHorranaAlmeidaSantos_tcc.pdf782,57 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMorais, Lucimara Gomes Oliveira de-
dc.contributor.authorSantos, Petra Horrana Almeida dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Petra Horrana Almeida dos. Abordagens avaliativas nos Projetos Político-Pedagógicos de Escolas Classe de Ceilândia-DF. 2024. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem por objetivo analisar como são tecidas as abordagens avaliativas nos Projetos Político-Pedagógicos de três Escolas Classe de Ceilândia – DF no ano de 2023. A avaliação é apresentada como um componente essencial do trabalho pedagógico. Quando realizada de maneira formativa, ela torna o aluno ativo em seu próprio percurso educacional e oferece ao professor a oportunidade de identificar lacunas e replanejar suas ações para ajudar o aluno a alcançar o conhecimento. Para o Projeto Político-Pedagógico, a avaliação é igualmente importante e deve ser compreendida e incorporada por toda a comunidade escolar, sendo um documento construído coletivamente. A análise documental focou em identificar como as avaliações formais e informais estão tecidas nesses documentos e como são apresentadas. A metodologia utilizada incluiu abordagem qualitativa, análise documental e bibliográfica, com dados provenientes dos Projetos Político-Pedagógicos das escolas. Entre os autores consultados destacam-se Freitas (2014), Villas Boas (2006, 2007 e 2019), Luckesi (1998, 2002 e 2011) e Veiga (2013). Os resultados indicaram a necessidade de os documentos abordarem com mais clareza a forma como a avaliação informal está presente no Projeto Político-Pedagógico, uma vez que essa forma avaliativa contribui de maneira significativa na aprendizagem dos estudantes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProjeto político-pedagógicopt_BR
dc.subject.keywordAvaliação educacionalpt_BR
dc.subject.keywordCeilândia (DF)pt_BR
dc.titleAbordagens avaliativas nos Projetos Político-Pedagógicos de Escolas Classe de Ceilândia-DFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-12T13:49:15Z-
dc.date.available2024-11-12T13:49:15Z-
dc.date.submitted2024-06-05-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40490-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The current research aims to analyze how the evaluative approaches are woven in the PoliticalPedagogical Projects of three Elementary Schools in Ceilândia – DF in 2023. Assessment is presented as an essential component of teaching work. When carried out in a formative way, it makes the student active in their own educational journey and offers the teacher the opportunity to identify gaps and rearrenge their actions to help the student achieve knowledge. The assessment in the Political-Pedagogical Project is equally important and must be understood and incorporated by the entire school community, as a document constructed collectively. The document analysis focused on identifying how formal and informal assessments are prepared into these documents and how they are presented. The methodology used included a qualitative approach, documentary and bibliographic analysis, with data from the schools' PoliticalPedagogical Projects. Among the authors consulted stand out: Freitas (2014), Villas Boas (2006, 2007 and 2019), Luckesi (1998, 2002 and 2011) and Veiga (2013). The results indicated the need for documents to address more clearly the way in which informal assessment is present in the Political-Pedagogical Project, since this evaluative form contributes significantly to student learning.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.