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dc.contributor.advisorSilva, Caetana Juracy Rezende-
dc.contributor.authorSilva, Pedro Leonardo da-
dc.identifier.citationSILVA, Pedro Leonardo da. Reflexões sobre a atuação do pedagogo na educação corporativa: um estudo a partir de experiências de estágio. 2024. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo apresenta reflexões sobre a atuação do pedagogo na Educação Corporativa (EC) decorrentes das vivências em duas experiências de estágio nesse campo profissional. O mesmo surge da inquietação em compreender o papel desse profissional, o pedagogo, nesse modelo educacional desenvolvido pelas próprias empresas. Adota-se uma abordagem qualitativa para analisar esse campo de trabalho do pedagogo, buscando interpretar os contextos, papéis e práticas e etc. Por meio de pesquisa bibliográfica, foram analisadas duas experiências de estágio na Educação Corporativa, juntamente com aplicação de um questionário. Por meio da pesquisa bibliográfica buscamos compreender os processos educativos dentro das instituições empresariais, destacando o papel das Universidades Corporativas (UC's), aspectos como a relação entre práticas educativas e demandas de mercado, tendências em gestão do conhecimento e o uso da educação a distância (EaD). O texto orientou-se em compreender como o papel do pedagogo no ambiente corporativo é impulsionado pela inovação tecnológica e por novas interpretações das organizações sobre o processo educativo. No caso do setor privado, as práticas educativas são impactadas pelo direcionamento das ações para o desenvolvimento de competências em um mercado de trabalho dinâmico e pelas finalidades de atender metas e alcançar lucros. Em seguida, são colocados aspectos relacionados a modernização do trabalho e o uso da tecnologia, junto à adaptação dos trabalhadores frente as demandas de um ambiente de trabalho cada vez mais digitalizado e interconectado. Posteriormente são apresentadas duas situações de vivência de estágio na área da pedagogia empresarial. Em relação à primeira vivência, são analisadas a implementação de programas educacionais, a criação de uma Universidade Corporativa e a utilização de ferramentas de EaD em uma empresa metalúrgica durante a Pandemia de COVID19. Na segunda, foi aplicado um questionário online com o intuito de captar a percepção dos servidores de uma instituição pública sobre a Educação Corporativa. O estudo deixa em aberto interrogações sobre as possibilidades de desenvolvimento de abordagens críticas no contexto da EC, buscando compreender a atuação mais contextualizada do pedagogo dentro desses espaços e sua importância para a compreensão da força produtiva do trabalhador.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação corporativapt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordEstágiospt_BR
dc.subject.keywordEstágios supervisionadospt_BR
dc.titleReflexões sobre a atuação do pedagogo na educação corporativa : um estudo a partir de experiências de estágiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-12T13:36:17Z-
dc.date.available2024-11-12T13:36:17Z-
dc.date.submitted2024-03-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40489-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study presents reflections on the role of the pedagogue in Corporate Education (CE) stemming from experiences in two internship experiences in this professional field. It arises from the concern to understand the role of this professional, the pedagogue, in this educational model developed by companies themselves. A qualitative approach is adopted to analyze this field of work of the pedagogue, seeking to interpret contexts, roles, practices, etc. Through bibliographic research, two internship experiences in Corporate Education were analyzed, along with the application of a questionnaire. Through bibliographic research, we sought to understand the educational processes within business institutions, highlighting the role of Corporate Universities (CUs), aspects such as the relationship between educational practices and market demands, trends in knowledge management, and the use of distance education (DE). The text aimed to understand how the role of the pedagogue in the corporate environment is driven by technological innovation and by new interpretations of organizations about the educational process. In the case of the private sector, educational practices are impacted by directing actions towards the development of competencies in a dynamic labor market and by the purposes of meeting goals and achieving profits. Next, aspects related to the modernization of work and the use of technology, along with the adaptation of workers to the demands of an increasingly digitalized and interconnected work environment, are addressed. Subsequently, two internship experiences in the area of business pedagogy are presented. Regarding the first experience, the implementation of educational programs, the creation of a Corporate University, and the use of DE tools in a metallurgical company during the COVID-19 pandemic are analyzed. In the second, an online questionnaire was applied with the aim of capturing the perception of public institution employees about Corporate Education. The study leaves open questions about the possibilities of developing critical approaches in the context of CE, seeking to understand the more contextualized role of the pedagogue within these spaces and its importance for understanding the productive force of the worker.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



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