Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Caetana Juracy Rezende | - |
dc.contributor.author | Silva, Pedro Leonardo da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Pedro Leonardo da. Reflexões sobre a atuação do pedagogo na educação corporativa: um estudo a partir de experiências de estágio. 2024. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo apresenta reflexões sobre a atuação do pedagogo na Educação
Corporativa (EC) decorrentes das vivências em duas experiências de estágio nesse
campo profissional. O mesmo surge da inquietação em compreender o papel desse
profissional, o pedagogo, nesse modelo educacional desenvolvido pelas próprias
empresas. Adota-se uma abordagem qualitativa para analisar esse campo de trabalho
do pedagogo, buscando interpretar os contextos, papéis e práticas e etc. Por meio de
pesquisa bibliográfica, foram analisadas duas experiências de estágio na Educação
Corporativa, juntamente com aplicação de um questionário. Por meio da pesquisa
bibliográfica buscamos compreender os processos educativos dentro das instituições
empresariais, destacando o papel das Universidades Corporativas (UC's), aspectos
como a relação entre práticas educativas e demandas de mercado, tendências em
gestão do conhecimento e o uso da educação a distância (EaD). O texto orientou-se
em compreender como o papel do pedagogo no ambiente corporativo é impulsionado
pela inovação tecnológica e por novas interpretações das organizações sobre o
processo educativo. No caso do setor privado, as práticas educativas são impactadas
pelo direcionamento das ações para o desenvolvimento de competências em um
mercado de trabalho dinâmico e pelas finalidades de atender metas e alcançar lucros.
Em seguida, são colocados aspectos relacionados a modernização do trabalho e o
uso da tecnologia, junto à adaptação dos trabalhadores frente as demandas de um
ambiente de trabalho cada vez mais digitalizado e interconectado. Posteriormente são
apresentadas duas situações de vivência de estágio na área da pedagogia
empresarial. Em relação à primeira vivência, são analisadas a implementação de
programas educacionais, a criação de uma Universidade Corporativa e a utilização de
ferramentas de EaD em uma empresa metalúrgica durante a Pandemia de COVID19. Na segunda, foi aplicado um questionário online com o intuito de captar a
percepção dos servidores de uma instituição pública sobre a Educação Corporativa.
O estudo deixa em aberto interrogações sobre as possibilidades de desenvolvimento
de abordagens críticas no contexto da EC, buscando compreender a atuação mais
contextualizada do pedagogo dentro desses espaços e sua importância para a
compreensão da força produtiva do trabalhador. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação corporativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogos - prática profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estágios | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estágios supervisionados | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre a atuação do pedagogo na educação corporativa : um estudo a partir de experiências de estágio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-12T13:36:17Z | - |
dc.date.available | 2024-11-12T13:36:17Z | - |
dc.date.submitted | 2024-03-20 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40489 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study presents reflections on the role of the pedagogue in Corporate Education
(CE) stemming from experiences in two internship experiences in this professional
field. It arises from the concern to understand the role of this professional, the
pedagogue, in this educational model developed by companies themselves. A
qualitative approach is adopted to analyze this field of work of the pedagogue, seeking
to interpret contexts, roles, practices, etc. Through bibliographic research, two
internship experiences in Corporate Education were analyzed, along with the
application of a questionnaire. Through bibliographic research, we sought to
understand the educational processes within business institutions, highlighting the role
of Corporate Universities (CUs), aspects such as the relationship between educational
practices and market demands, trends in knowledge management, and the use of
distance education (DE). The text aimed to understand how the role of the pedagogue
in the corporate environment is driven by technological innovation and by new
interpretations of organizations about the educational process. In the case of the
private sector, educational practices are impacted by directing actions towards the
development of competencies in a dynamic labor market and by the purposes of
meeting goals and achieving profits. Next, aspects related to the modernization of work
and the use of technology, along with the adaptation of workers to the demands of an
increasingly digitalized and interconnected work environment, are addressed.
Subsequently, two internship experiences in the area of business pedagogy are
presented. Regarding the first experience, the implementation of educational
programs, the creation of a Corporate University, and the use of DE tools in a
metallurgical company during the COVID-19 pandemic are analyzed. In the second,
an online questionnaire was applied with the aim of capturing the perception of public
institution employees about Corporate Education. The study leaves open questions
about the possibilities of developing critical approaches in the context of CE, seeking
to understand the more contextualized role of the pedagogue within these spaces and
its importance for understanding the productive force of the worker. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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