Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mourão, Ireuda da Costa | - |
dc.contributor.author | Lima, Ohani Araujo | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Ohani Araujo. Estágio supervisionado concomitante nos anos iniciais: as trajetórias de aprendizagens docentes nos relatórios reflexivos dos futuros professores formados na UnB. 2024. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho refere-se ao Estágio Supervisionado Concomitante no curso de
Pedagogia da Universidade de Brasília, ou seja, quando o estudante tem a possibilidade de
cursar as horas em campo do Estágio Supervisionado Obrigatório na mesma instituição do
Estágio Não Obrigatório. Assim, teve o objetivo de compreender como o Estágio
Supervisionado concomitante do curso de Pedagogia, implica nas aprendizagens docentes
dos futuros professores dos Anos Iniciais formados na UnB, para refletir sobre as
contribuições, desafios e limitações desse estágio. Trata-se de uma investigação que tem uma
abordagem qualitativa, caracterizando-se enquanto pesquisa exploratória, descritiva e
explicativa. Utiliza cinco relatórios finais de estágios, reflexivos e elaborados em 2023 por
futuros professores formados no curso de Pedagogia da Universidade de Brasília, para
atuarem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica baseou-se
principalmente em Pimenta (2012), Roldão (2010), Libâneo (2013), Lucena Lima (2008),
Tardif (2014) e Saviani (1996). Nela abordou-se os seguintes conceitos: docência e ensino,
saberes docentes, Estágio Supervisionado na formação docente e aprendizagens docentes. Os
resultados da pesquisa indicaram que o Estágio Supervisionado Concomitante contribui para
as aprendizagens docentes nos Anos Iniciais ao proporcionar aos estudantes a articulação
entre a teoria e a prática com os encontros de orientação, a reflexão das práticas pedagógicas e
das instituições escolares. Também pode apresentar desafios e limitações que variam a
depender das instituições em que o estágio é realizado, que podem fragilizar ou favorecer as
regências em sala de aula e a capacidade reflexiva desses futuros professores. Concluiu-se que
o Estágio Supervisionado no modo concomitante, ao unir o Estágio Obrigatório com o
Estágio Não Obrigatório, na Universidade de Brasília, contribui para as aprendizagens
docentes, mas ainda precisa ser repensado a favor dos estudantes, com suas trajetórias únicas
em contextos desafiadores, e dos orientadores a fim de aproveitar essa concomitância por
meio do diálogo, da reflexão e da escrita dos relatórios. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estágios supervisionados | pt_BR |
dc.subject.keyword | Docência em formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) - Pedagogia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental - séries iniciais | pt_BR |
dc.title | Estágio supervisionado concomitante nos anos iniciais : as trajetórias de aprendizagens docentes nos relatórios reflexivos dos futuros professores formados na UnB | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-12T12:44:03Z | - |
dc.date.available | 2024-11-12T12:44:03Z | - |
dc.date.submitted | 2024-06-24 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40484 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work refers to the Concurrent Supervised Internship in the Pedagogy course at the
University of Brasília, that is, when the student has the possibility of studying the hours in the
field of the Mandatory Supervised Internship at the same institution as the Non Mandatory
Internship. Thus, the objective was to understand how the Supervised Internship concomitant
with the Pedagogy course, implies in the teaching learning of future Early Years teachers
trained at UnB, to reflect on the contributions, challenges and limitations of this internship.
This is an investigation that has a qualitative approach, characterized as exploratory,
descriptive and explanatory research. It uses five final internship reports, reflective and
prepared in 2023 by future teachers trained in the Pedagogy course at the University of
Brasília, to work in the initial years of Elementary School. The theoretical foundation was
mainly based on Pimenta (2012), Roldão (2010), Libâneo (2013), Lucena Lima (2008), Tardif
(2014) and Saviani (1996). It addressed the following concepts: teaching and teaching,
teaching knowledge, Supervised Internship in teacher training and teacher learning. The
research results indicated that the Concurrent Supervised Internship contributes to teaching
learning in the Initial Years by providing students with the articulation between theory and
practice with guidance meetings, reflection on pedagogical practices and school institutions. It
can also present challenges and limitations that vary depending on the institutions in which
the internship is carried out, which can weaken or favor the conducting in the classroom and
the reflective capacity of these future teachers. It was concluded that the Supervised
Internship in concomitant mode, by combining the Mandatory Internship with the
Non-Mandatory Internship, at the University of Brasília, contributes to teaching learning, but
it still needs to be rethought in favor of students, with their unique trajectories in challenging
contexts, and of advisors in order to take advantage of this concomitance through dialogue,
reflection and writing reports. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|