Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40484
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_OhaniAraujoLima_tcc.pdf5,19 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMourão, Ireuda da Costa-
dc.contributor.authorLima, Ohani Araujo-
dc.identifier.citationLIMA, Ohani Araujo. Estágio supervisionado concomitante nos anos iniciais: as trajetórias de aprendizagens docentes nos relatórios reflexivos dos futuros professores formados na UnB. 2024. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho refere-se ao Estágio Supervisionado Concomitante no curso de Pedagogia da Universidade de Brasília, ou seja, quando o estudante tem a possibilidade de cursar as horas em campo do Estágio Supervisionado Obrigatório na mesma instituição do Estágio Não Obrigatório. Assim, teve o objetivo de compreender como o Estágio Supervisionado concomitante do curso de Pedagogia, implica nas aprendizagens docentes dos futuros professores dos Anos Iniciais formados na UnB, para refletir sobre as contribuições, desafios e limitações desse estágio. Trata-se de uma investigação que tem uma abordagem qualitativa, caracterizando-se enquanto pesquisa exploratória, descritiva e explicativa. Utiliza cinco relatórios finais de estágios, reflexivos e elaborados em 2023 por futuros professores formados no curso de Pedagogia da Universidade de Brasília, para atuarem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica baseou-se principalmente em Pimenta (2012), Roldão (2010), Libâneo (2013), Lucena Lima (2008), Tardif (2014) e Saviani (1996). Nela abordou-se os seguintes conceitos: docência e ensino, saberes docentes, Estágio Supervisionado na formação docente e aprendizagens docentes. Os resultados da pesquisa indicaram que o Estágio Supervisionado Concomitante contribui para as aprendizagens docentes nos Anos Iniciais ao proporcionar aos estudantes a articulação entre a teoria e a prática com os encontros de orientação, a reflexão das práticas pedagógicas e das instituições escolares. Também pode apresentar desafios e limitações que variam a depender das instituições em que o estágio é realizado, que podem fragilizar ou favorecer as regências em sala de aula e a capacidade reflexiva desses futuros professores. Concluiu-se que o Estágio Supervisionado no modo concomitante, ao unir o Estágio Obrigatório com o Estágio Não Obrigatório, na Universidade de Brasília, contribui para as aprendizagens docentes, mas ainda precisa ser repensado a favor dos estudantes, com suas trajetórias únicas em contextos desafiadores, e dos orientadores a fim de aproveitar essa concomitância por meio do diálogo, da reflexão e da escrita dos relatórios.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEstágios supervisionadospt_BR
dc.subject.keywordDocência em formaçãopt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasília (UnB) - Pedagogiapt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamental - séries iniciaispt_BR
dc.titleEstágio supervisionado concomitante nos anos iniciais : as trajetórias de aprendizagens docentes nos relatórios reflexivos dos futuros professores formados na UnBpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-12T12:44:03Z-
dc.date.available2024-11-12T12:44:03Z-
dc.date.submitted2024-06-24-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40484-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work refers to the Concurrent Supervised Internship in the Pedagogy course at the University of Brasília, that is, when the student has the possibility of studying the hours in the field of the Mandatory Supervised Internship at the same institution as the Non Mandatory Internship. Thus, the objective was to understand how the Supervised Internship concomitant with the Pedagogy course, implies in the teaching learning of future Early Years teachers trained at UnB, to reflect on the contributions, challenges and limitations of this internship. This is an investigation that has a qualitative approach, characterized as exploratory, descriptive and explanatory research. It uses five final internship reports, reflective and prepared in 2023 by future teachers trained in the Pedagogy course at the University of Brasília, to work in the initial years of Elementary School. The theoretical foundation was mainly based on Pimenta (2012), Roldão (2010), Libâneo (2013), Lucena Lima (2008), Tardif (2014) and Saviani (1996). It addressed the following concepts: teaching and teaching, teaching knowledge, Supervised Internship in teacher training and teacher learning. The research results indicated that the Concurrent Supervised Internship contributes to teaching learning in the Initial Years by providing students with the articulation between theory and practice with guidance meetings, reflection on pedagogical practices and school institutions. It can also present challenges and limitations that vary depending on the institutions in which the internship is carried out, which can weaken or favor the conducting in the classroom and the reflective capacity of these future teachers. It was concluded that the Supervised Internship in concomitant mode, by combining the Mandatory Internship with the Non-Mandatory Internship, at the University of Brasília, contributes to teaching learning, but it still needs to be rethought in favor of students, with their unique trajectories in challenging contexts, and of advisors in order to take advantage of this concomitance through dialogue, reflection and writing reports.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.