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Título: Análise de vibração torcional do sistema de transmissão de uma turbina eólica
Autor(es): Morbeck, Sullivan Maciel
Orientador(es): Paula, Aline Souza de
Assunto: Turbinas eólicas
Aerogeradores
Data de apresentação: 4-Nov-2021
Data de publicação: 12-Nov-2024
Referência: MORBECK, Sullivan Maciel. Análise de vibração torcional do sistema de transmissão de uma turbina eólica. 2021. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho tem o intuito de apresentar uma análise do comportamento dinâmico do sistema de transmissão eletromecânico de uma turbina eólica frente a presença de vi- bração torcional. Os principais componentes que constituem um aerogerador, são: Rotor, Caixa multiplicadora e Gerador elétrico. Inicialmente, uma introdução acerca dos aero- geradores e seu funcionamento é apresentada. Em seguida é elaborada uma modelagem matemática linear aproximada dos seus principais componentes, de maneira individual. Após isto, uma modelagem matemática completa do sistema é implementada em lin- guagem computacional para a realização de simulações numéricas, levando em conta as diferentes condições de funcionamento as quais o aerogerador é exposto em campo, com fins de validação do modelo matemático. Em um primeiro momento, o comportamento dinâmico é avaliado sob condições de rigidez constante, através da análise dos resultados de deslocamento e velocidade an- gular dos componentes mecânicos, além da potência ativa e a corrente eficaz gerados pelo sistema. Os resultados apresentados são compatíveis tanto com a literatura quanto com aqueles obtidos em bancada pelos ensaios experimentais realizados por Oliveira (2018). Posteriormente, é agregado ao modelo condições de rigidez variável que pode simular efeitos de desgaste dos componentes, dando origem a um sistema não linear. Novamente é feita uma avaliação numérica cujos resultados são comparados àqueles obtidos com o primeiro modelo. A análise comparativa entre os resultados dos modelos, mostrou que as engrenagens solar e planetária dos trens epicicloidais, apresentam um comportamento não-periódico frente a presença de rigidez variável. Além disto, os componentes mecânicos, sob variação da rigidez, experimentam um intervalo de tempo maior até estabilizar suas velocidades angulares. Foi possível ainda constatar um aumento na potência ativa e corrente eficaz do sistema e uma redução dos valores que quantificam as frequências naturais. Contudo, os resultados da simulaçao numérica frente à efeitos de vibração torcional foram validados com aqueles obtidos por meio de experimento em bancada.
Abstract: This work has the intention to show an analysis of the a wind generator’s electrome- chanical transmission system dynamic behaviour under torsional vibration effects. The main components that constitute a wind turbine, are: rotor, transmission box and electric generator. Initially, an introduction above wind turbines and it operation is showed. Then an approximate mathematical model of the main components is made, in a separate way. Next, a full system’s mathematical model is implemented on computational language to do the numerical simulations, considering some different operational conditions which the wind turbine is exposed to on field, with a desire to validate the mathematical model In a first moment, the dynamic behaviour is rated under constant stiffness condi- tion, through the analysis of mechanical component’s angular displacement and velocity results, beyond of active power and effective current made by the system. The results showed are compatible both with the literature and with those acquired through experi- mental trial runned by Oliveira (2018). Then, is applied stiffness variation’s conditions to the model that can emulate wear condition of the components, given birth to a non-linear system. Again, a numerical valuation is made which the results are compared to those acquired by the first model. The comparative analysis between the models has showed that the solar e plane- tary gears of both epicyclic train, have a non-periodic behavior under stiffness variation presence. Beyond that, the mechanical components under this effect, has try a bigger time gap until it angular velocity stabilize. It still was possible verify an increase of the system’s active power and effective current and a decrease of the values that quantify the natural frequencies. Although, the numerical simulation results front of the torsional vibration effects, are still in agreement with those acquired by laboratory experiment. . Finally, a general mathematical model is made, which allow run the numerical simulations, considering many conditions of operation that a wind turbine is exposed to.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2021.
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