Título: | Análise de vibração torcional do sistema de transmissão de uma turbina eólica |
Autor(es): | Morbeck, Sullivan Maciel |
Orientador(es): | Paula, Aline Souza de |
Assunto: | Turbinas eólicas Aerogeradores |
Data de apresentação: | 4-Nov-2021 |
Data de publicação: | 12-Nov-2024 |
Referência: | MORBECK, Sullivan Maciel. Análise de vibração torcional do sistema de transmissão de uma turbina eólica. 2021. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Este trabalho tem o intuito de apresentar uma análise do comportamento dinâmico
do sistema de transmissão eletromecânico de uma turbina eólica frente a presença de vi-
bração torcional. Os principais componentes que constituem um aerogerador, são: Rotor,
Caixa multiplicadora e Gerador elétrico. Inicialmente, uma introdução acerca dos aero-
geradores e seu funcionamento é apresentada. Em seguida é elaborada uma modelagem
matemática linear aproximada dos seus principais componentes, de maneira individual.
Após isto, uma modelagem matemática completa do sistema é implementada em lin-
guagem computacional para a realização de simulações numéricas, levando em conta as
diferentes condições de funcionamento as quais o aerogerador é exposto em campo, com
fins de validação do modelo matemático.
Em um primeiro momento, o comportamento dinâmico é avaliado sob condições
de rigidez constante, através da análise dos resultados de deslocamento e velocidade an-
gular dos componentes mecânicos, além da potência ativa e a corrente eficaz gerados pelo
sistema. Os resultados apresentados são compatíveis tanto com a literatura quanto com
aqueles obtidos em bancada pelos ensaios experimentais realizados por Oliveira (2018).
Posteriormente, é agregado ao modelo condições de rigidez variável que pode simular
efeitos de desgaste dos componentes, dando origem a um sistema não linear. Novamente
é feita uma avaliação numérica cujos resultados são comparados àqueles obtidos com o
primeiro modelo.
A análise comparativa entre os resultados dos modelos, mostrou que as engrenagens
solar e planetária dos trens epicicloidais, apresentam um comportamento não-periódico
frente a presença de rigidez variável. Além disto, os componentes mecânicos, sob variação
da rigidez, experimentam um intervalo de tempo maior até estabilizar suas velocidades
angulares. Foi possível ainda constatar um aumento na potência ativa e corrente eficaz do
sistema e uma redução dos valores que quantificam as frequências naturais. Contudo, os
resultados da simulaçao numérica frente à efeitos de vibração torcional foram validados
com aqueles obtidos por meio de experimento em bancada. |
Abstract: | This work has the intention to show an analysis of the a wind generator’s electrome-
chanical transmission system dynamic behaviour under torsional vibration effects. The
main components that constitute a wind turbine, are: rotor, transmission box and electric
generator. Initially, an introduction above wind turbines and it operation is showed. Then
an approximate mathematical model of the main components is made, in a separate way.
Next, a full system’s mathematical model is implemented on computational language to
do the numerical simulations, considering some different operational conditions which the
wind turbine is exposed to on field, with a desire to validate the mathematical model
In a first moment, the dynamic behaviour is rated under constant stiffness condi-
tion, through the analysis of mechanical component’s angular displacement and velocity
results, beyond of active power and effective current made by the system. The results
showed are compatible both with the literature and with those acquired through experi-
mental trial runned by Oliveira (2018). Then, is applied stiffness variation’s conditions to
the model that can emulate wear condition of the components, given birth to a non-linear
system. Again, a numerical valuation is made which the results are compared to those
acquired by the first model.
The comparative analysis between the models has showed that the solar e plane-
tary gears of both epicyclic train, have a non-periodic behavior under stiffness variation
presence. Beyond that, the mechanical components under this effect, has try a bigger
time gap until it angular velocity stabilize. It still was possible verify an increase of the
system’s active power and effective current and a decrease of the values that quantify
the natural frequencies. Although, the numerical simulation results front of the torsional
vibration effects, are still in agreement with those acquired by laboratory experiment.
. Finally, a general mathematical model is made, which allow run the numerical
simulations, considering many conditions of operation that a wind turbine is exposed to. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2021. |
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