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Título: A avaliação formal nos projetos políticos-pedagógicos de escolas públicas do Distrito Federal : um diálogo entre escola parque, escolas classe e o pensamento de Anísio Teixeira
Autor(es): Prazeres, Marina Gonçalves
Orientador(es): Morais, Lucimara Gomes Oliveira de
Assunto: Projeto político-pedagógico
Educação - avaliação
Teixeira, Anísio, 1900 - 1971
Distrito Federal (DF) - escolas públicas
Data de apresentação: 5-Jun-2024
Data de publicação: 12-Nov-2024
Referência: PRAZERES, Marina Gonçalves. A avaliação formal nos projetos políticos-pedagógicos de escolas públicas do Distrito Federal: um diálogo entre escola parque, escolas classe e o pensamento de Anísio Teixeira. 2024. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este estudo está situado no campo da educação, abordando principalmente o âmbito da avaliação educacional, e objetiva analisar o lugar da Avaliação Formal dentro dos Projetos Políticos-Pedagógicos de Escolas Classe e Parque do Distrito Federal, considerando o diálogo entre elas. Este trabalho orienta-se pelo aporte teórico da avaliação formativa nas obras de Villas Boas (2001, 2011, 2019). A metodologia qualitativa utilizada adotou a análise documental e bibliográfica e buscou diálogos com a realidade empírica por meio de entrevistas feitas com os professores e com as crianças de Escolas Classe e Parque. Fez-se uso de um formulário de interesse em participação, obtendo-se 22 respostas das quais treze atendiam aos critérios da pesquisa. Foram realizadas oito entrevistas, com quatro selecionadas para a análise. Os resultados obtidos demonstram que há falta de continuidade no plano inicial de Anísio Teixeira, evidenciando pouco diálogo entre as Escolas Classe e Escola Parque analisadas, bem como entre seus processos avaliativos. Essa falta de diálogo influencia a aprendizagem das crianças, pois um processo que deveria ser pensado de forma conjunta, para fazer jus ao que é chamado de “Rede Integradora”, tem cada um seu andamento, sem considerar o impacto no percurso educacional dos estudantes. As crianças entrevistadas registram a compreensão de avaliação como sinônimo de prova e indicam que o acolhimento do professor no momento de realização das provas é relevante para o seu desenvolvimento escolar.
Abstract: This study is situated in the field of education, focusing primarily on educational assessment. Its objective is to analyze the role of Formal Assessment within the Political-Pedagogical Projects of Classe and Parque Schools in the Federal District, considering the dialogue between them. The work is guided by the theoretical framework of formative assessment as discussed in the works of Villas Boas (2001, 2011, 2019). A qualitative methodology was employed, incorporating both documentary and bibliographic analysis, and sought to engage with empirical reality through interviews with teachers and children from Classe and Parque Schools. An interest participation form was used, yielding 22 responses, of which thirteen met the research criteria. Eight interviews were conducted, with four selected for analysis. The results indicate a lack of continuity in Anísio Teixeira's initial plan, revealing minimal dialogue between the analyzed Classe and Parque Schools, as well as their assessment processes. This lack of dialogue affects children's learning, as a process that should be designed collaboratively to honor the concept of the "Rede Integradora" proceeds independently, disregarding the impact on students' educational journeys. The interviewed children perceive assessment as synonymous with exams and highlight the importance of teacher support during exams for their academic development.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.
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