Título: | A avaliação formal nos projetos políticos-pedagógicos de escolas públicas do Distrito Federal : um diálogo entre escola parque, escolas classe e o pensamento de Anísio Teixeira |
Autor(es): | Prazeres, Marina Gonçalves |
Orientador(es): | Morais, Lucimara Gomes Oliveira de |
Assunto: | Projeto político-pedagógico Educação - avaliação Teixeira, Anísio, 1900 - 1971 Distrito Federal (DF) - escolas públicas |
Data de apresentação: | 5-Jun-2024 |
Data de publicação: | 12-Nov-2024 |
Referência: | PRAZERES, Marina Gonçalves. A avaliação formal nos projetos políticos-pedagógicos de escolas públicas do Distrito Federal: um diálogo entre escola parque, escolas classe e o pensamento de Anísio Teixeira. 2024. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Este estudo está situado no campo da educação, abordando principalmente o âmbito da
avaliação educacional, e objetiva analisar o lugar da Avaliação Formal dentro dos Projetos
Políticos-Pedagógicos de Escolas Classe e Parque do Distrito Federal, considerando o diálogo
entre elas. Este trabalho orienta-se pelo aporte teórico da avaliação formativa nas obras de
Villas Boas (2001, 2011, 2019). A metodologia qualitativa utilizada adotou a análise
documental e bibliográfica e buscou diálogos com a realidade empírica por meio de entrevistas
feitas com os professores e com as crianças de Escolas Classe e Parque. Fez-se uso de um
formulário de interesse em participação, obtendo-se 22 respostas das quais treze atendiam aos
critérios da pesquisa. Foram realizadas oito entrevistas, com quatro selecionadas para a análise.
Os resultados obtidos demonstram que há falta de continuidade no plano inicial de Anísio
Teixeira, evidenciando pouco diálogo entre as Escolas Classe e Escola Parque analisadas, bem
como entre seus processos avaliativos. Essa falta de diálogo influencia a aprendizagem das
crianças, pois um processo que deveria ser pensado de forma conjunta, para fazer jus ao que é
chamado de “Rede Integradora”, tem cada um seu andamento, sem considerar o impacto no
percurso educacional dos estudantes. As crianças entrevistadas registram a compreensão de
avaliação como sinônimo de prova e indicam que o acolhimento do professor no momento de
realização das provas é relevante para o seu desenvolvimento escolar. |
Abstract: | This study is situated in the field of education, focusing primarily on educational assessment.
Its objective is to analyze the role of Formal Assessment within the Political-Pedagogical
Projects of Classe and Parque Schools in the Federal District, considering the dialogue between
them. The work is guided by the theoretical framework of formative assessment as discussed
in the works of Villas Boas (2001, 2011, 2019). A qualitative methodology was employed,
incorporating both documentary and bibliographic analysis, and sought to engage with
empirical reality through interviews with teachers and children from Classe and Parque
Schools. An interest participation form was used, yielding 22 responses, of which thirteen met
the research criteria. Eight interviews were conducted, with four selected for analysis. The
results indicate a lack of continuity in Anísio Teixeira's initial plan, revealing minimal dialogue
between the analyzed Classe and Parque Schools, as well as their assessment processes. This
lack of dialogue affects children's learning, as a process that should be designed collaboratively
to honor the concept of the "Rede Integradora" proceeds independently, disregarding the impact
on students' educational journeys. The interviewed children perceive assessment as
synonymous with exams and highlight the importance of teacher support during exams for their
academic development. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. |
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Aparece na Coleção: | Pedagogia
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