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https://bdm.unb.br/handle/10483/40463
Título: | Classificação de poses e movimentos do boxe para interação com jogos eletrônicos |
Autor(es): | Serafim, Ariel Vieira Lima |
Orientador(es): | Sampaio, Renato Coral |
Assunto: | Boxe Jogos eletrônicos Sensores inerciais Telemetria |
Data de apresentação: | 13-Set-2024 |
Data de publicação: | 11-Nov-2024 |
Referência: | SERAFIM, Ariel Vieira Lima. Classificação de poses e movimentos do boxe para interação com jogos eletrônicos. 2024. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Este projeto busca incentivar a prática de saúde e esporte por meio da criação de
um sistema que identifica poses e técnicas do boxe para interagir com videogames.
Para classificar poses e técnicas, foi utilizada uma unidade de medida inercial, que
captura ângulos em 3 dimensões e publicá-os no formato de quatérnios. O sistema
operacional robótico versão 2, Ros2, foi utilizado para construir uma arquitetura
de microsserviços e integrar o módulo de telemetria com o módulo de classificação,
que utiliza K vizinhos mais próximos e classificador centróide como estratégias de
classificação. |
Abstract: | This project seeks to incentivize health and sports practice by creating a system
that identifies boxing poses and techniques to interact with video games. To classify
poses and techniques, an Inertial measurement unit was used to capture angles in
3 dimensions and publish it as a quaternion. The Robotic operation system version
2, Ros2, was used to build a microservice architecture and integrate the telemetry
module and the classifier module, that uses K nearest neighbors and centroid
classifier. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2024. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia de Software
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