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dc.contributor.advisorSampaio, Renato Coral-
dc.contributor.authorSerafim, Ariel Vieira Lima-
dc.identifier.citationSERAFIM, Ariel Vieira Lima. Classificação de poses e movimentos do boxe para interação com jogos eletrônicos. 2024. 79 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste projeto busca incentivar a prática de saúde e esporte por meio da criação de um sistema que identifica poses e técnicas do boxe para interagir com videogames. Para classificar poses e técnicas, foi utilizada uma unidade de medida inercial, que captura ângulos em 3 dimensões e publicá-os no formato de quatérnios. O sistema operacional robótico versão 2, Ros2, foi utilizado para construir uma arquitetura de microsserviços e integrar o módulo de telemetria com o módulo de classificação, que utiliza K vizinhos mais próximos e classificador centróide como estratégias de classificação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordBoxept_BR
dc.subject.keywordJogos eletrônicospt_BR
dc.subject.keywordSensores inerciaispt_BR
dc.subject.keywordTelemetriapt_BR
dc.titleClassificação de poses e movimentos do boxe para interação com jogos eletrônicospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-11-11T15:23:37Z-
dc.date.available2024-11-11T15:23:37Z-
dc.date.submitted2024-09-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40463-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This project seeks to incentivize health and sports practice by creating a system that identifies boxing poses and techniques to interact with video games. To classify poses and techniques, an Inertial measurement unit was used to capture angles in 3 dimensions and publish it as a quaternion. The Robotic operation system version 2, Ros2, was used to build a microservice architecture and integrate the telemetry module and the classifier module, that uses K nearest neighbors and centroid classifier.pt_BR
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