Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/40460
Título: | O currículo em movimento no Jardim de Infância de Santa Maria - DF |
Autor(es): | Santos, Letícia Cristina dos Santos |
Orientador(es): | Morais, Lucimara Gomes Oliveira de |
Assunto: | Jardim de infância Projeto político-pedagógico Educação infantil |
Data de apresentação: | 4-Jun-2024 |
Data de publicação: | 11-Nov-2024 |
Referência: | SANTOS, Letícia Cristina dos Santos. O currículo em movimento no Jardim de Infância de Santa Maria - DF. 2024. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Esse artigo possui como tema o Currículo em Movimento do Jardim de Infância de Santa Maria
- DF e insere-se no campo de estudos sobre currículo na Educação Infantil. Possui como
objetivo compreender como o Currículo em Movimento é interpretado no Projeto PolíticoPedagógico do Jardim de Infância 116 de Santa Maria. O estudo foi realizado a partir da
abordagem qualitativa e com análise bibliográfica e documental. A fundamentação teórica do
trabalho ancora-se em Sacristán (2013) e Silva (2016, 2024). Como resultado da pesquisa
aponta-se que o currículo na Educação Infantil se configura como um instrumento de apoio que
orienta a intencionalidade do trabalho pedagógico e organiza a prática educativa, articulando
os saberes e experiências. No entanto, quando se trata da relação entre currículo oficial e
currículo interpretado percebe-se que há a dificuldade das instituições de Educação Infantil em
interpretar as teorias do currículo oficial e incorporar na realidade e no cotidiano da instituição
por meio de seu Projeto Político-Pedagógico. Outro resultado obtido pela pesquisa foi em
relação a distribuição desigual de instituições tipificadas como Jardim de Infância, que confirma
a desigualdade histórica no contexto da educação brasileira. Durante a pesquisa, tratando da
temática do Currículo em Movimento para Educação Infantil e dos Jardim de Infância em
Brasília foi percebido que há carência de pesquisas acadêmicas que tratem do currículo
vivenciado nas instituições de Educação Infantil na rede pública do Distrito Federal após a
publicação da segunda versão do Currículo em Movimento (Distrito Federal, 2018). |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.