Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40460
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_LeticiaCristinaDosSantosSantos_tcc.pdf508,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O currículo em movimento no Jardim de Infância de Santa Maria - DF
Autor(es): Santos, Letícia Cristina dos Santos
Orientador(es): Morais, Lucimara Gomes Oliveira de
Assunto: Jardim de infância
Projeto político-pedagógico
Educação infantil
Data de apresentação: 4-Jun-2024
Data de publicação: 11-Nov-2024
Referência: SANTOS, Letícia Cristina dos Santos. O currículo em movimento no Jardim de Infância de Santa Maria - DF. 2024. 31 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Esse artigo possui como tema o Currículo em Movimento do Jardim de Infância de Santa Maria - DF e insere-se no campo de estudos sobre currículo na Educação Infantil. Possui como objetivo compreender como o Currículo em Movimento é interpretado no Projeto PolíticoPedagógico do Jardim de Infância 116 de Santa Maria. O estudo foi realizado a partir da abordagem qualitativa e com análise bibliográfica e documental. A fundamentação teórica do trabalho ancora-se em Sacristán (2013) e Silva (2016, 2024). Como resultado da pesquisa aponta-se que o currículo na Educação Infantil se configura como um instrumento de apoio que orienta a intencionalidade do trabalho pedagógico e organiza a prática educativa, articulando os saberes e experiências. No entanto, quando se trata da relação entre currículo oficial e currículo interpretado percebe-se que há a dificuldade das instituições de Educação Infantil em interpretar as teorias do currículo oficial e incorporar na realidade e no cotidiano da instituição por meio de seu Projeto Político-Pedagógico. Outro resultado obtido pela pesquisa foi em relação a distribuição desigual de instituições tipificadas como Jardim de Infância, que confirma a desigualdade histórica no contexto da educação brasileira. Durante a pesquisa, tratando da temática do Currículo em Movimento para Educação Infantil e dos Jardim de Infância em Brasília foi percebido que há carência de pesquisas acadêmicas que tratem do currículo vivenciado nas instituições de Educação Infantil na rede pública do Distrito Federal após a publicação da segunda versão do Currículo em Movimento (Distrito Federal, 2018).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.