Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Paula Gomes de | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Karen Alves Maia de | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Karen Alves Maia de. A consciência fonológica e as experiências com a cultura escrita. 2024. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo aborda a importância da consciência fonológica no processo de alfabetização e
letramento de crianças da pré-escola na Educação Infantil. O objetivo principal é investigar as
contribuições da consciência fonológica para a apropriação do Sistema de Escrita Alfabética
(SEA) por crianças de 5 anos, analisando a relação entre a consciência fonológica e a
alfabetização de crianças ainda não alfabetizadas. A metodologia adotada foi de caráter
qualitativo, com observações em espaços educativos e das aplicações de atividades
pedagógicas que estimulavam a consciência fonológica, como jogos sonoros e brincadeiras
lúdicas. Os resultados indicam que o desenvolvimento da consciência fonológica é um fator
determinante na apropriação do SEA, facilitando a alfabetização das crianças ao promover a
habilidade de segmentar e manipular fonemas. Crianças que participaram ativamente das
atividades de estímulo fonológico apresentaram maior facilidade no reconhecimento da
correspondência entre fonemas e grafemas, corroborando a teoria de que o desenvolvimento
da consciência fonológica é fundamental para o sucesso na alfabetização inicial. O estudo
conclui que práticas pedagógicas focadas na consciência fonológica devem ser incorporadas
de maneira contínua no currículo da Educação Infantil, a fim de aprimorar o processo de
alfabetização e letramento. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consciência fonológica | pt_BR |
dc.title | A consciência fonológica e as experiências com a cultura escrita | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-11T13:37:04Z | - |
dc.date.available | 2024-11-11T13:37:04Z | - |
dc.date.submitted | 2024-09-13 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40456 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article explores the significance of phonological awareness in the literacy and reading
process of children in Preschool V in Early Childhood Education. The main objective is to
investigate how phonological awareness contributes to the acquisition of the Alphabetic
Writing System (AWS) by 5-year-old children, analyzing the relationship between
phonological awareness and the literacy of children who are not yet literate. A qualitative
methodology was employed, including classroom observations and the implementation of
pedagogical activities that stimulated phonological awareness, such as sound games and
playful activities. The results show that the development of phonological awareness is crucial
for the acquisition of the AWS, facilitating literacy by promoting the ability to segment and
manipulate phonemes. Children who actively participated in phonological stimulation
activities demonstrated greater ease in recognizing the correspondence between phonemes
and graphemes, supporting the theory that phonological awareness is fundamental for success
in early literacy. The study concludes that pedagogical practices focused on phonological
awareness should be continuously incorporated into the Early Childhood Education
curriculum to enhance the literacy and reading process. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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