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dc.contributor.advisorOliveira, Paula Gomes de-
dc.contributor.authorOliveira, Karen Alves Maia de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Karen Alves Maia de. A consciência fonológica e as experiências com a cultura escrita. 2024. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo aborda a importância da consciência fonológica no processo de alfabetização e letramento de crianças da pré-escola na Educação Infantil. O objetivo principal é investigar as contribuições da consciência fonológica para a apropriação do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) por crianças de 5 anos, analisando a relação entre a consciência fonológica e a alfabetização de crianças ainda não alfabetizadas. A metodologia adotada foi de caráter qualitativo, com observações em espaços educativos e das aplicações de atividades pedagógicas que estimulavam a consciência fonológica, como jogos sonoros e brincadeiras lúdicas. Os resultados indicam que o desenvolvimento da consciência fonológica é um fator determinante na apropriação do SEA, facilitando a alfabetização das crianças ao promover a habilidade de segmentar e manipular fonemas. Crianças que participaram ativamente das atividades de estímulo fonológico apresentaram maior facilidade no reconhecimento da correspondência entre fonemas e grafemas, corroborando a teoria de que o desenvolvimento da consciência fonológica é fundamental para o sucesso na alfabetização inicial. O estudo conclui que práticas pedagógicas focadas na consciência fonológica devem ser incorporadas de maneira contínua no currículo da Educação Infantil, a fim de aprimorar o processo de alfabetização e letramento.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordLetramentopt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordConsciência fonológicapt_BR
dc.titleA consciência fonológica e as experiências com a cultura escritapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-11T13:37:04Z-
dc.date.available2024-11-11T13:37:04Z-
dc.date.submitted2024-09-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40456-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.description.abstract1This article explores the significance of phonological awareness in the literacy and reading process of children in Preschool V in Early Childhood Education. The main objective is to investigate how phonological awareness contributes to the acquisition of the Alphabetic Writing System (AWS) by 5-year-old children, analyzing the relationship between phonological awareness and the literacy of children who are not yet literate. A qualitative methodology was employed, including classroom observations and the implementation of pedagogical activities that stimulated phonological awareness, such as sound games and playful activities. The results show that the development of phonological awareness is crucial for the acquisition of the AWS, facilitating literacy by promoting the ability to segment and manipulate phonemes. Children who actively participated in phonological stimulation activities demonstrated greater ease in recognizing the correspondence between phonemes and graphemes, supporting the theory that phonological awareness is fundamental for success in early literacy. The study concludes that pedagogical practices focused on phonological awareness should be continuously incorporated into the Early Childhood Education curriculum to enhance the literacy and reading process.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



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