Título: | Procedimento de análise aeroelástica numérica para protótipo de asa voadora de pequeno porte |
Autor(es): | Pinheiro Filho, Gilberto de Sousa |
Orientador(es): | Paula, Aline Souza de |
Assunto: | Veículo aéreo não tripulado Aeroelasticidade Aeronaves |
Data de apresentação: | 10-Nov-2021 |
Data de publicação: | 8-Nov-2024 |
Referência: | PINHEIRO FILHO, Gilberto de Sousa. Procedimento de análise aeroelástica numérica para protótipo de asa voadora de pequeno porte. 2021. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Na competição SAE Brasil Aerodesign, as aeronaves mais leves são geralmente as mais competitivas. Consequentemente, efeitos aeroelásticos acabam ganhando grande importância na performance e na segurança, uma análise precisa destes efeitos então se faz necessária. No presente trabalho, são feitas análises de cargas e aeroelasticidade da aeronave de 2020 da equipe Draco Volans Aerodesign, buscando avaliar os aspectos estabilidadeestruturalestáticaedinâmica.Paraisso,inicia-seotrabalhofazendoumaanálise de cargas para identificação dos casos críticos e cálculo das distribuições de sustentação desses casos, esses dados são utilizados para o dimensionamento da estrutura (fora do escopo deste trabalho). Com a estrutura definida, é criado um modelo CAD simplificado apropriado para análise em elementos finitos. A análise MEF é divida em 2 etapas. A primeira,trata-sedaanáliseaeroelásticaestática,cujosfocossãoaavaliaçãododesempenho aerodinâmico da estrutura deformada e a verificação das tensões da estrutura, aferindo se todos os componentes resistem aos esforços. A segunda, é uma análise dinâmica para calcular a velocidade de flutter. Na velocidade máxima da aeronave (29m/s) a queda no CLα foi de 2,7%, a queda na CLδ foi de 13,2%, as tensões críticas nas estruturas foram um esforço cisalhante 1,5 MPa na madeira balsa, resultando em fator de segurança de 1,4 e o esforço cisalhante de 12,8 MPa em um dos tubos de carbono resultando num fator de segurança de 3,23. A velocidade de flutter encontrada foi de aproximadamente 160m/s. Vale ressaltar que não foi possível aplicar uma correção aerodinâmica necessária para melhor precisão da análise. Apesar disso, as distribuições aerodinâmicas não corrigidas e corrigidas são próximas o suficiente para que se possa tirar conclusões relevantes. Concluiu-se que a aeronave é segura nas condições críticas. |
Abstract: | In the SAE Brasil Aerodesign competition, the lightest planes are usualy the most competitive.Henceaeroelasticeffectsenduphavinggreatimportanceontheperformance and safety, a precise analysis of these effects is then necessary. In this work, the 2020 plane of the Draco Volans Aerodesign team is analyzed aiming to evaluate the static and dynamicstructuralstability.Theworkbeginswithaloadsanalysistoidentifythecritical cases and the lift distribution of those cases, those informations are then used to size the structures(outside the scope of this work). Based on this structure, a simplified CAD model, adapted to FEM analysis, is made. The FEM analysis is split in two phases. The first is a static aeroelastic analysis which focuses on the evaluation of performance of the defformedstructureandverificationofstructuralstresses,checkingifallcomponentsresist to the loads. The second, is a dynamic analysis to compute flutter speed. At maximum speed the reduction of CLα was 2,7%, the reduction of CLδ was 13,2%, the critical stresses were a shear stress of 1,5 MPa on the balsa wood, resulting on a safety factor of 1,4 and a shear stress of 12,8 MPa on one of the carbon tubes, resulting on a safety factor of 3,23. The flutter speed calculated was about 160 m/s. It’s worth mentioning that it was not possible to apply an aerodynamic correction required to improve the analysis’s precision, despite that, the corrected and uncorrect aerodynamic distributions were close enoughtowarrantrelevantconclusions.Itwasconcludedthattheaircraftissafeincritical conditions. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2021. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia Mecânica
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