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Título: Estudo numérico da integridade de sistemas de amarração de navios-plataforma FPSO
Autor(es): Hansen, Felipe Aguiar
Orientador(es): Malcher, Lucival
Assunto: Elementos finitos
Materiais - fadiga
Data de apresentação: 10-Nov-2021
Data de publicação: 7-Nov-2024
Referência: HANSEN, Felipe Aguiar. Estudo numérico da integridade de sistemas de amarração de navios-plataforma FPSO. 2021. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este projeto propõe a aplicação do método de elementos finitos, por meio do programa comercial ABAQUS, para estudo e análise dos elos de corrente, pertencentes ao sistema de ancoragem de navios FPSO, e a realização de análise numérica das tensões nos hotspots para obter uma equação que defina seu comportamento. Para tal, foi considerado a flexão cíclica ocorrida fora do plano principal dos elos, conhecida como OPB (Flexão Fora do Plano). Pe- las recomendações de projeto da API (American Petroleum Institute), o dimensionamento dos elos de corrente do sistema de ancoragem de navios FPSO considera somente as ten- sões normais geradas pelas cargas axiais provenientes do contato entre os elos, desprezando qualquer momento fletor. Ainda assim, esse momento ocorre pois grandes carregamentos elevam a força de atrito resultante no contato entre os elos, fazendo-o se comportar como um engaste. Consequentemente a atuação de forças transversais resultam em uma flexão do elo para fora do seu plano principal. Esses carregamentos elevados são decorrentes das plata- formas operarem sob diversos fatores da natureza como variações de ondulações e correntes marítimas, além das condições de operação da própria plataforma, passando por momentos de pleno estoque do óleo e suportando cargas de transporte e elevação do petróleo. Devido a isso, os navios-plataforma do tipo FPSO, projetados para durar mais de 20 anos, registraram casos de falha no sistema de ancoragem em menos de 2 anos. Como forma de validar esse estudo do conjunto amarra-fairlead em escala real foi modelado, no software ABAQUS, uma simplificação do sistema de ancoragem contendo apenas um conjunto de 5 elos e 2 semi-elos guiados através do fairlead. Nessa modelagem foi definido o material dos elos como aço offshore pertencente ao grau R4, capaz de suportar carregamentos bem elevados. Por fim, a modelagem passou por várias simulações com diferentes angulações de trabalho das amar- ras, mais especificamente os ângulos de enrolamento de 17°, 30°, 45° e 60°, sendo aplicados carregamentos oscilando entre 200 ton e 400 ton. Com o resultado dessa análise é possível validar os pontos críticos ou hotspots nos elos das amarras e identificar a influência do grau de enrolamento no conjunto amarra-fairlead. Após a validação dos pontos críticos, foram desenvolvidas as equações de tensão tanto para carga axial, quanto para o momento fletor, a partir das condições pré estabelecidas de operação das correntes. Em seguida, foi calcu- lada a vida à fadiga dos elos, através da análise numérica e do critério de fadiga SWT, de acordo com o modelo do carregamento imposto (carregamento com amplitude constante ou carregamento randômico).
Abstract: This project proposes the application of the finite element method, using the software called ABAQUS, version 6.14 for the study and analysis of chain links belonging to the FPSO ship anchoring system, and performing a numerical analysis of the stresses in hots- pots to obtain an equation that defines their behavior. For the purpose of this analysis, it was considered the cyclical flexion that occurred outside the main plane of the links, known as OPB (Out of Plane Bending). According to the API (American Petroleum Institute) design recommendations, the dimensioning of the chain links of the FPSO ship anchoring system considers only the normal stress generated by axial loads arising from the contact between the links, disregarding any bending moment. Nevertheless, this moment occurs, because large loads raise the resulting frictional force in the contact between the links, making it behave like a bezel and, consequently, the action of transverse forces would result in a fle- xion of the link in the main plane. As a result, FPSO platform ships that are designed to last more than 20 years, supporting various factors of nature, as well as operating conditions of the platform itself, supporting transport loads and elevation of the oil, reported cases of failure in the anchoring system in less than 2 years. As a way of validating this study, the full scale mooring-fairlead set was modeled on the ABAQUS software, a simplified model of the anchoring system containing only a set of 5 links and 2 semi-links, guided through the fairlead. In this modeling, the material of the links was defined as offshore steel belonging to grade R4, a material capable of withstanding very high loads. Finally, the modeling went through several simulations considering the different working angles of the moorings, more specifically analyzing the winding angles of 17°, 30°, 45° and 60°, being applied loads oscil- lating between 200 ton and 400 ton. With the result of this analysis it is possible to validate the hotspots in the links of the moorings and to identify the influence of the degree of win- ding in the mooring-fairlead set. After validating the critical points, stresses equations were developed for both axial load and bending moment, based on the pre-established operating conditions of the chains. Then, the fatigue life of the links was calculated through numerical analysis and the SWT fatigue criterion, according to the imposed loading model (constant amplitude loading or random loading).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2021.
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