Título: | Estudo numérico da integridade de sistemas de amarração de navios-plataforma FPSO |
Autor(es): | Hansen, Felipe Aguiar |
Orientador(es): | Malcher, Lucival |
Assunto: | Elementos finitos Materiais - fadiga |
Data de apresentação: | 10-Nov-2021 |
Data de publicação: | 7-Nov-2024 |
Referência: | HANSEN, Felipe Aguiar. Estudo numérico da integridade de sistemas de amarração de navios-plataforma FPSO. 2021. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Este projeto propõe a aplicação do método de elementos finitos, por meio do programa
comercial ABAQUS, para estudo e análise dos elos de corrente, pertencentes ao sistema de
ancoragem de navios FPSO, e a realização de análise numérica das tensões nos hotspots para
obter uma equação que defina seu comportamento. Para tal, foi considerado a flexão cíclica
ocorrida fora do plano principal dos elos, conhecida como OPB (Flexão Fora do Plano). Pe-
las recomendações de projeto da API (American Petroleum Institute), o dimensionamento
dos elos de corrente do sistema de ancoragem de navios FPSO considera somente as ten-
sões normais geradas pelas cargas axiais provenientes do contato entre os elos, desprezando
qualquer momento fletor. Ainda assim, esse momento ocorre pois grandes carregamentos
elevam a força de atrito resultante no contato entre os elos, fazendo-o se comportar como um
engaste. Consequentemente a atuação de forças transversais resultam em uma flexão do elo
para fora do seu plano principal. Esses carregamentos elevados são decorrentes das plata-
formas operarem sob diversos fatores da natureza como variações de ondulações e correntes
marítimas, além das condições de operação da própria plataforma, passando por momentos
de pleno estoque do óleo e suportando cargas de transporte e elevação do petróleo. Devido a
isso, os navios-plataforma do tipo FPSO, projetados para durar mais de 20 anos, registraram
casos de falha no sistema de ancoragem em menos de 2 anos. Como forma de validar esse
estudo do conjunto amarra-fairlead em escala real foi modelado, no software ABAQUS, uma
simplificação do sistema de ancoragem contendo apenas um conjunto de 5 elos e 2 semi-elos
guiados através do fairlead. Nessa modelagem foi definido o material dos elos como aço
offshore pertencente ao grau R4, capaz de suportar carregamentos bem elevados. Por fim, a
modelagem passou por várias simulações com diferentes angulações de trabalho das amar-
ras, mais especificamente os ângulos de enrolamento de 17°, 30°, 45° e 60°, sendo aplicados
carregamentos oscilando entre 200 ton e 400 ton. Com o resultado dessa análise é possível
validar os pontos críticos ou hotspots nos elos das amarras e identificar a influência do grau
de enrolamento no conjunto amarra-fairlead. Após a validação dos pontos críticos, foram
desenvolvidas as equações de tensão tanto para carga axial, quanto para o momento fletor,
a partir das condições pré estabelecidas de operação das correntes. Em seguida, foi calcu-
lada a vida à fadiga dos elos, através da análise numérica e do critério de fadiga SWT, de
acordo com o modelo do carregamento imposto (carregamento com amplitude constante ou
carregamento randômico). |
Abstract: | This project proposes the application of the finite element method, using the software
called ABAQUS, version 6.14 for the study and analysis of chain links belonging to the
FPSO ship anchoring system, and performing a numerical analysis of the stresses in hots-
pots to obtain an equation that defines their behavior. For the purpose of this analysis, it was
considered the cyclical flexion that occurred outside the main plane of the links, known as
OPB (Out of Plane Bending). According to the API (American Petroleum Institute) design
recommendations, the dimensioning of the chain links of the FPSO ship anchoring system
considers only the normal stress generated by axial loads arising from the contact between
the links, disregarding any bending moment. Nevertheless, this moment occurs, because
large loads raise the resulting frictional force in the contact between the links, making it
behave like a bezel and, consequently, the action of transverse forces would result in a fle-
xion of the link in the main plane. As a result, FPSO platform ships that are designed to last
more than 20 years, supporting various factors of nature, as well as operating conditions
of the platform itself, supporting transport loads and elevation of the oil, reported cases of
failure in the anchoring system in less than 2 years. As a way of validating this study, the
full scale mooring-fairlead set was modeled on the ABAQUS software, a simplified model of
the anchoring system containing only a set of 5 links and 2 semi-links, guided through the
fairlead. In this modeling, the material of the links was defined as offshore steel belonging
to grade R4, a material capable of withstanding very high loads. Finally, the modeling went
through several simulations considering the different working angles of the moorings, more
specifically analyzing the winding angles of 17°, 30°, 45° and 60°, being applied loads oscil-
lating between 200 ton and 400 ton. With the result of this analysis it is possible to validate
the hotspots in the links of the moorings and to identify the influence of the degree of win-
ding in the mooring-fairlead set. After validating the critical points, stresses equations were
developed for both axial load and bending moment, based on the pre-established operating
conditions of the chains. Then, the fatigue life of the links was calculated through numerical
analysis and the SWT fatigue criterion, according to the imposed loading model (constant
amplitude loading or random loading). |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2021. |
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