Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Bahniuk, Caroline | - |
dc.contributor.author | Santana, Clara Cristine Santos | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Clara Cristine Santos. A exploração do trabalho infantil: o que dizem as pesquisas sobre a relação do trabalho infantil e a educação. 2024. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente monografia tem como objetivo entender a relação entre Trabalho Infantil e
educação escolar de acordo as produções acadêmicas sobre a temática. Derivam dessa
problemática os seguintes objetivos: Compreender o Trabalho Infantil na Atualidade;
Conhecer e analisar a produção sobre Trabalho Infantil e a relação com a Educação;
Contribuir para dar evidência ao Trabalho Infantil, muitas vezes oculto, e gerar a
conscientização para a sociedade atual dos riscos que essa exploração pode acarretar na vida
dessas crianças e adolescentes. A pesquisa tem caráter qualitativo e a metodologia utilizada
foi uma pesquisa bibliográfica. Para tanto, realizamos um levantamento de artigos e teses nos
últimos 10 anos (2014- 2024), a partir dos descritores: Trabalho Infantil and educação na
plataforma Portal de Periódicos Capes e na Biblioteca Digital de Produção Intelectual
Discente da Universidade de Brasília, ao total foram selecionados seis trabalhos: quatro
artigos e duas monografias de conclusão de curso. Ao final, evidencia-se a escassez das
pesquisas nas bases de dados pesquisadas sobre a temática, além de destacar como a educação
é vista como forma de cumprir com os interesses da classe dominante através de uma
educação seletiva para manutenção da desigualdade social inerente ao capitalismo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Exploração infantil | pt_BR |
dc.title | A exploração do trabalho infantil : o que dizem as pesquisas sobre a relação do trabalho infantil e a educação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-11-07T12:39:13Z | - |
dc.date.available | 2024-11-07T12:39:13Z | - |
dc.date.submitted | 2024-09-20 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40417 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This monograph aims to understand the relationship between child labor and school
education according to academic productions on the subject. The following objectives derive
from this problem: To understand Child Labor Today; To know and analyze the production on
Child Labor and the relationship with Education; To contribute to giving evidence to Child
Labor, often hidden, and to generate awareness for today's society of the risks that this
exploitation can entail in the lives of these children and adolescents. The research has a
qualitative character and the methodology used was a bibliographic research. To this end, we
conducted a survey of articles and theses in the last 10 years (2014-2024), based on the
descriptors: Child Labor and education on the Capes Periodicals Portal platform and in the
Digital Library of Student Intellectual Production of the University of Brasília, in total six
works were selected: four articles and two course completion monographs.In the end, the
scarcity of research in the databases researched on the subject is evidenced, in addition to
highlighting how education is seen as a way to comply with the interests of the dominant class
through selective education to maintain the social inequality inherent to capitalism. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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