Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40417
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_ClaraCristineSantosSantana_tcc.pdf442,21 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBahniuk, Caroline-
dc.contributor.authorSantana, Clara Cristine Santos-
dc.identifier.citationSANTANA, Clara Cristine Santos. A exploração do trabalho infantil: o que dizem as pesquisas sobre a relação do trabalho infantil e a educação. 2024. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia tem como objetivo entender a relação entre Trabalho Infantil e educação escolar de acordo as produções acadêmicas sobre a temática. Derivam dessa problemática os seguintes objetivos: Compreender o Trabalho Infantil na Atualidade; Conhecer e analisar a produção sobre Trabalho Infantil e a relação com a Educação; Contribuir para dar evidência ao Trabalho Infantil, muitas vezes oculto, e gerar a conscientização para a sociedade atual dos riscos que essa exploração pode acarretar na vida dessas crianças e adolescentes. A pesquisa tem caráter qualitativo e a metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica. Para tanto, realizamos um levantamento de artigos e teses nos últimos 10 anos (2014- 2024), a partir dos descritores: Trabalho Infantil and educação na plataforma Portal de Periódicos Capes e na Biblioteca Digital de Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília, ao total foram selecionados seis trabalhos: quatro artigos e duas monografias de conclusão de curso. Ao final, evidencia-se a escassez das pesquisas nas bases de dados pesquisadas sobre a temática, além de destacar como a educação é vista como forma de cumprir com os interesses da classe dominante através de uma educação seletiva para manutenção da desigualdade social inerente ao capitalismo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTrabalho infantilpt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordExploração infantilpt_BR
dc.titleA exploração do trabalho infantil : o que dizem as pesquisas sobre a relação do trabalho infantil e a educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-11-07T12:39:13Z-
dc.date.available2024-11-07T12:39:13Z-
dc.date.submitted2024-09-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40417-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This monograph aims to understand the relationship between child labor and school education according to academic productions on the subject. The following objectives derive from this problem: To understand Child Labor Today; To know and analyze the production on Child Labor and the relationship with Education; To contribute to giving evidence to Child Labor, often hidden, and to generate awareness for today's society of the risks that this exploitation can entail in the lives of these children and adolescents. The research has a qualitative character and the methodology used was a bibliographic research. To this end, we conducted a survey of articles and theses in the last 10 years (2014-2024), based on the descriptors: Child Labor and education on the Capes Periodicals Portal platform and in the Digital Library of Student Intellectual Production of the University of Brasília, in total six works were selected: four articles and two course completion monographs.In the end, the scarcity of research in the databases researched on the subject is evidenced, in addition to highlighting how education is seen as a way to comply with the interests of the dominant class through selective education to maintain the social inequality inherent to capitalism.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.